Através da central semafórica será possível identificar em tempo real qualquer falha nos equipamentos e também sincronizar a “onda verde”
Os semáforos de Itu começaram a receber nesta semana antenas de comunicação remota, que serão monitoradas por uma central controlada na sede da Guarda Civil Municipal. Essa melhoria irá permitir a identificação de qualquer falha nos semáforos em tempo real, agilizando os reparos e medidas preventivas contra acidentes. Além disso, será possível efetuar a sincronização dos semáforos, gerando a chamada “onda verde”, que resultará em maior fluidez no tráfego e na otimização do tempo de parada nos cruzamentos.
A implantação deste sistema está sendo realizada por meio de um convênio da Prefeitura de Itu com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito do governo estadual. O investimento é de aproximadamente R$ 450 mil.
De acordo com o diretor municipal de Trânsito da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, Hélio Tomba, a instalação completa está prevista para o mês de setembro deste ano. A segunda fase desse projeto prevê a colocação de faixas elevadas para pedestres nos “pontos de calor”, isto é, locais que apresentam maior risco de atropelamentos.