HomeSegurançaSolenidade marca inauguração do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal

Uma solenidade no auditório do prédio da Guarda Civil Municipal, na manhã desta quarta-feira (25/07), marcou a inauguração do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, e contou com a presença dos 12 aspirantes do Curso de Formação de GCM 3ª Classe.
O prefeito Guilherme Gazzola, o tenente coronel Cosendey, que representou o comandante do Regimento Deodoro, tenente coronel Ricardo Alves Pereira, os secretários municipais Hércules Ferrari Domingues da Silva (Segurança, Trânsito e Transporte) e Rodrigo Tomba (Governo), o vereador Benedito Roque de Moraes (Dito Roque), que representou o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde), o diretor de Mobilidade, Hélio Tomba Júnior, o diretor comandante da GCM, Inspetor Rovaldo Martins Leite, e o sub inspetor Clemente Bortoletto Filho participaram da solenidade.
Guilherme Gazzola destacou a importância da atuação da GCM e o respeito que a população tem para com a Corporação. O secretário de Segurança, Trânsito e Transporte afirmou que os GCMs vêm atuando com muita dedicação e que as propostas que ele apresenta são aprimoradas ainda mais pelos mesmos, o que revela o compromisso que existe com a comunidade ituana e segurança do município.
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal será responsável pela elaboração, execução e acompanhamento de todos os cursos, treinamentos e formação dos agentes, além de fiscalizar e acompanhar os assuntos relacionados às avaliações periódicas. O objetivo do Centro é promover o curso de formação dos aprovados em concurso público, sob orientação didática pedagógica da matriz curricular nacional das Guardas Municipais.
Visa ainda capacitar os alunos do curso de formação como futuros guardas municipais, promovendo a segurança comunitária e preventiva, integrada ao Sistema Único de Segurança (Susp), programa do Governo Federal. Também tem por finalidade estabelecer no repertório dos alunos as bases mínimas para o entendimento, reconhecimento e operacionalização, em aspectos específicos do profissional da Guarda Municipal, envolvendo desde suas funções, perfis, atribuições e conhecimentos relativos à sua área de atuação, até uma visão ampliada acerca do exercício da atividade de segurança urbana, como prática de cidadania, participação profissional, social e política num Estado democrático de direito.
Objetiva ainda abordar para os alunos os limites legais e ético-profissionais do uso da força e desenvolver o aprendizado no uso de diferentes linguagens, levando em consideração os contextos sociais, históricos e culturais, efetuando uma leitura adequada da realidade e das situações que requerem a atuação da Guarda Civil Municipal.