24/03/2024
HomeNotíciasItu é premiado por reduzir taxas de mortalidade infantil e materna

Itu é premiado por reduzir taxas de mortalidade infantil e materna

Fotografia colorida apresenta um quarto de hospital infantil, contendo dois berços

O município de Itu foi anunciado, ontem (15/12), como um dos vencedores do 2º Ciclo de Premiações do Programa “Parcerias Municipais”. A conquista foi a de vencedor, como município acima de 100 mil habitantes, na categoria Reduzir as Taxas de Mortalidade Infantil e Materna.

O prefeito Guilherme Gazzola comentou que essa conquista reforça o comprometimento da gestão municipal de ter a primeira infância como prioridade. “A equipe da administração municipal trabalha de forma intensa para garantir a atenção integral à criança. Ações conjuntas de diversas Secretarias têm sido efetivas com essa finalidade como, por exemplo, o desenvolvimento, neste ano, do Plano Municipal pela Primeira Infância, fase esta em que o cuidar e o educar são indissociáveis”, ressaltou.

O Programa Parcerias Municipais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional incentiva os municípios paulistas a elaborarem políticas públicas capazes de mitigar os problemas existentes em saúde, educação, segurança e desenvolvimento socioeconômico. O 2º ciclo de Parcerias Municipais teve início no ano passado, com um novo desafio para auxiliar os municípios a enfrentarem as consequências econômicas e sociais causadas pela pandemia de Covid 19.

Ao todo foram premiados 27 municípios nas categorias Melhores Resultados (três cidades que se destacaram no conjunto dos indicadores do programa, uma com população inferior a 50 mil habitantes, outra entre 50 mil e 100 mil habitantes, e com população superior a 100 mil habitantes) e Parcerias em Ação (municípios com a melhor execução dos planos de ação e engajamento com o programa, num total de 24 premiados divididos pela mesma densidade populacional).

O anúncio da premiação foi feito durante cerimônia online e, em breve, haverá a entrega do troféu relativo à conquista.