HomeCulturaInterfoto reúne grandes nomes da fotografia em Itu

Interfoto reúne grandes nomes da fotografia em Itu

Entre os dias 12 e 16 de julho, festival contará com exposições, workshops, varal fotográfico e palestras

Com o apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, será realizado entre os dias 12 e 16 de julho a quarta edição do Interfoto, que integra a programação do Festival de Artes de Itu.
Neste ano o Interfoto dá início às comemorações de 50 anos de carreira de um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e considerado um dos maiores nomes em atuação, Araquém Alcântara.
Com curadoria de Eder Chiodetto, será realizada uma mostra, intitulada “Araquém Alcântara: Colecionador de Mundos”, que poderá ser visitada gratuitamente, no Espaço Fábrica São Luiz, principal prédio que abrigará o Festival. Composta por 54 painéis fotográficos, a exposição com fotos escolhidas pelo próprio fotógrafo, trará uma completa retrospectiva da carreira de Araquém.
Além de Araquém Alcântara, os fotógrafos Érico Hiller e João Marcos Rosa, ambos do National Geographic Brasil, também mostrarão seus trabalhos.
Érico e João Marcos, que usam a fotografia como ferramenta para tentar mudar a realidade de ameaça que algumas espécies sofrem, trarão ao evento a mostra “National Geographic: Caminhos para Conservação”, composta por dois de seus mais reconhecidos documentários (“Harpia” e “Jornada do Rinoceronte”). A exposição terá 26 imagens e transportará os visitantes para o universo em que vivem estas espécies, mostrando a beleza e fragilidade em que estão inseridas.
Também participam do Interfoto 2017 Bella Tozini com a mostra “Lacração”; Filipe Britto com “Cheiro de Tempestade: a Iminência e Suspensão Parcial”; Paula Pedrosa com “Diorama”; Renata Guarnieri com “Janelas das Almas – Incluindo olhares”; Hélio Nobre com “Rituais Brasileiros”; José Rosael com “Women’ Secret”. Participarão também Sérgio Roberg, Ana Almeida, Paulo Kawall, Bulb f22 e alunos do EMEJA Professora Maria da Glória Amirat. Haverá ainda duas exposições que contarão com trabalhos selecionados pelas convocatórias “Portas e Janelas de Itu” e “Do outro lado”.
Além das exposições, o evento contará com um varal de fotos organizado pelo grupo Fotógrafos Saltenses e também com workshops, todos relacionados a fotografia. O Festival tem patrocínio da Canon e Canson.
O Espaço Fábrica São Luiz fica na Rua Paula Souza, 492, Centro. Programação completa disponível em www.interfotoitu.com.br.