05/04/2024
HomeSaúdeInaugurado novo prédio do Centro de Especialidades Odontológicas

Inaugurado novo prédio do Centro de Especialidades Odontológicas

O novo prédio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr Waldimiro Fernandes Ferreira foi inaugurado nesta terça-feira (13/07). O serviço passa a funcionar em imóvel localizado na Rua Piauí, 302, Bairro Brasil, cujas instalações foram planejadas especificamente para atendimento odontológico.

O prefeito Guilherme Gazzola, em seu discurso, lembrou de toda a sua trajetória na odontologia municipal que foi a sua primeira experiência no serviço público. Recordou as atuações e exemplos do próprio pai, Carlos Gazzola, e do homenageado, Waldimiro Fernandes Ferreira, ambos dentistas que muito contribuíram com a história da odontologia em Itu.

Agradeceu aos colegas de profissão, à equipe do CEO e aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, que mesmo enfrentando o difícil e trágico período da pandemia de Covid 19, não medem esforços para manter a qualidade do atendimento à população. Mencionou que, desde que assumiu o governo municipal, houve investimento em nove novos equipamentos odontológicos.

Ressaltou ainda a evolução da odontologia que, atualmente, é mais preventiva e curativa. E afirmou que, dentista por formação, tem a odontologia como “professora” de vida.

O CEO atende pacientes com necessidades específicas, mediante encaminhamento, nas áreas de especialidades odontológicas que não são contempladas pelos consultórios que funcionam nas dependências das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Conta com seis consultórios, sendo cinco para atendimento nas especialidades e um para o serviço de próteses.

As especialidades atendidas são endodontia (tratamento de canal), cirurgias orais menores (dentes inclusos e regularização de rebordo), semiologia (avaliação e biópsia de tecidos moles e duros), lesões periodontais, perda de dentes total ou parcial, colocação de próteses bucais totais (dentadura) e parciais (quando o paciente possui alguns dentes) removíveis com grampo, além de atendimento a pacientes com necessidades especiais.

Além do chefe do Executivo, estiveram presentes à solenidade de inauguração o presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Thiago Gonçales, a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo,  o subprefeito da Regional do Pirapitingui, Douglas Boschetti, vereadores, secretários e diretores municipais, o coordenador do serviço de Odontologia, Manoel Guardia, e o filho do homenageado, Ismael Lago Ferreira, que atua como dentista no CEO.

Mutirão de prótese dentária

A partir desta semana, um mutirão de prótese dentária será promovido no CEO. Portanto, munícipes que precisem de avaliação odontológica para colocação de prótese dentária devem procurar pela equipe de dentistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 2, 3, 4, 5, 8, 10, 13 e 15, localizadas respectivamente nos bairros Jardim União, São Judas Tadeu, Jardim Vitória, Jardim do Estádio, Centro, Vila Tonica, Portal do Éden, Residencial Potiguara, ou no CEO.

A pessoa deve ser avaliada, primeiramente, pelas equipes nas UBSs ou no CEO. Na sequência, será encaminhada para o serviço de prótese dentária.