HomeSaúdeHospital Municipal de Itu terá arco cirúrgico e hemotransfusão

Hospital Municipal de Itu terá arco cirúrgico e hemotransfusão

Desde que foi inaugurado, em 2 de fevereiro de 2019, o Hospital Municipal Dr Emilio Chierighini recebe constantes aprimoramentos e a mais recente aquisição, por parte da Prefeitura de Itu, foi um Arco em C (cirúrgico). O equipamento custou R$ 305 mil, foi pago com recursos de emenda parlamentar de autoria da deputada estadual Maria Lúcia Amary, e conta com intensificador de imagens para aplicações em procedimentos ortopédicos, urológicos, gastrointestinais, cirurgia vascular e cirurgias gerais.

Com a aquisição do Arco em C (cirúrgico), o Hospital Municipal aumentará em torno de 30% a capacidade para realizar cirurgias até então não contempladas no local (cirurgias de calculose renal, de colocação de cateter duplo, correção de deformidades ósseas, por exemplo) e terá a possibilidade de efetuar exame arteriografia. O Arco em C já está instalado e a equipe do Hospital Municipal devidamente treinada.

Outra conquista importante é que o Hospital Municipal está em processo de habilitação para realizar hemotransfusões e passará a sediar um Banco de Sangue. A hemotransfusão é a transferência de um hemocomponente ou hemoderivado entre duas pessoas (doadora e receptora).