20/04/2024
HomeGestões AnterioresGuarda Municipal inicia operação diária na Rodoviária de Itu

Guarda Municipal inicia operação diária na Rodoviária de Itu

A Guarda Civil Municipal de Itu (GCMI) realiza, desde a última quarta-feira (11/11), uma ação preventiva, com a “operação presença”, que conta com guardas da atividade operacional, agentes do Canil e do Trânsito, inclusive verificando a situação de veículos nas vias públicas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, responsável pela GCM, a desordem urbana deve ser observada no seu todo, inclusive nas infrações de trânsito e nos abusos das pessoas; transeuntes e desocupados que ficam no semáforo (cruzamento das vias Av. Otaviano com Ruas Sete de Setembro e Goiás), os chamados malabares.

Ainda segundo a Secretaria, toda ação será, sempre que possível, registrada por fotos e vídeo para posterior relatório ao Ministério Público. Pessoas que não portarem documentos serão conduzidas ao Distrito Policial. Já para os menores de idade será acionado o Conselho Tutelar.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto, informa que “a operação será diuturna onde os Guardas atuarão na abordagem de pessoas que entenderem estar na fundada suspeita, conforme prevê o Código de Processo Penal Brasileiro”. Quando necessário, a GCM terá apoio da PM, na abordagem de veículos e motoristas, auxiliando na verificação da situação criminal (foragidos e/ou procurados) dos abordados.

A ação foi elogiada pelos comerciantes, moradores e frequentadores da localidade, que há tempos solicitavam uma atitude mais ostensiva por parte das autoridades competentes.

Texto: DECOM

Foto: Rafael Bortoletto/Prefeitura de Itu