HomeGestões AnterioresGuarda Municipal de Itu recebe treinamento com pistola elétrica

Guarda Municipal de Itu recebe treinamento com pistola elétrica

Cerca de 40 Guarda Civis Municipais de Itu (GCMIs) participaram na manhã desta terça-feira (10/05) de um treinamento de capacitação para manuseio de armamento de condutividade elétrica (Spark), realizado no auditório da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte. O curso foi ministrado pelo GCM de Sorocaba e instrutor credenciado pela SENASP-MJ (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça), Anderson Alves de Carvalho.

A pistola Spark é um dispositivo elétrico menos letal, que emite pulsos elétricos sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, provocando incapacitação.

O treinamento se tornou possível através da proximidade das Guardas Civis Municipais de Itu e Sorocaba, visando o aprimoramento profissional previsto em uma grade curricular de 80 horas, exigidas pelo convênio firmado com a Polícia Federal.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto, destaca a importância da capacitação profissional dos agentes de Segurança Pública da Guarda Municipal de Itu, para melhor atender os cidadãos ituanos.

O instrutor Anderson explica que as armas menos letais só são usadas quando os guardas se deparam com pessoas agressivas, não armadas. Anderson ressalta em toda instrução teórica, que os agentes possam agir com o uso diferenciado da força, ou seja, primeiro tentam dialogar e, se não houver resultado, podem recorrer à imobilização através do dispositivo elétrico.

Vale salientar que a Spark é uma arma que imobiliza o agressor sem causar ferimentos graves, para depois algemá-lo e tomar as outras providências legais. A pistola só deve ser utilizada se houver uma real necessidade, pois o objetivo não é levar o agressor a óbito, mas sim, neutralizar sua ação momentaneamente.

Texto e fotos: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu

(11/05/16)