HomeSaúdeFrota da Secretaria de Saúde é renovada com 21 novos veículos

Frota da Secretaria de Saúde é renovada com 21 novos veículos

A nova frota da Secretaria Municipal de Saúde foi entregue oficialmente na manhã desta sexta-feira (03/08), na Prefeitura de Itu. A renovação da frota conta com 21 novos veículos, sendo uma ambulância UTI, duas ambulâncias para remoção, duas vans para transporte de pacientes dentro (tratamento de hemodiálise) e fora do município, 15 automóveis (para o Programa de Internação Domiciliar (PID), transporte de pacientes para fora do município, início do Programa de Saúde da Família – PSF) e um para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os motoristas também receberam uniformes novos.

“A renovação da frota garante mais segurança e conforto aos pacientes e a atual administração tem a saúde como prioridade”, destacou Guilherme Gazzola. A secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino Camargo, comentou que herdou uma frota sucateada e que demandava muitos gastos com manutenção, evidenciando que além de melhores condições aos pacientes e servidores municipais, a nova frota ainda gerará economia.

Uma análise criteriosa da frota apontou a necessidade de substituições de veículos, cujas manutenções apresentavam custo semelhante ao de locações. Portanto, dos 21 veículos apresentados, 16 são locados por valor semelhante ao que vinha sendo pago pelas manutenções. As locações se justificam também pelo fato da manutenção, substituição e encargos com seguros serem obrigações da empresa terceirizada.

Os veículos mais antigos que foram substituídos por esses novos serão utilizados para serviços da Secretaria, cujos deslocamentos são entre distâncias menores e somente na cidade de Itu. Em caso de transporte de pacientes para tratamentos em outros municípios que excedam o número de 16 pessoas, a Secretaria continuará mantendo a locação de micro-ônibus e ônibus.

O transporte de pacientes para tratamentos em outras cidades auxilia, atualmente, uma média entre 1,6 mil e 1,7 mil pessoas. A cada mês são realizadas, em média, 370 viagens a diversos municípios como, por exemplo, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Jaú, São Paulo e Sorocaba. A reposição desses veículos é alvo de preocupação da Secretaria, considerando a qualidade e segurança de viagem que o paciente possa ter.

O compromisso da atual administração municipal em ampliar e renovar a frota vem sendo efetivado desde o ano passado, com realização de estudos técnicos, manutenções constantes e inclusive aquisição com recursos próprios de uma ambulância UTI zero quilômetro no valor de R$ 180 mil. Esses investimentos integram um amplo projeto de reestruturação da saúde pública em Itu, que envolve ainda aquisições de equipamentos, reformas e construções de novos serviços, além de otimização de recursos humanos.

Servidores municipais também receberam uniformes novos

Prefeito e secretária de Saúde participaram da entrega na manhã desta sexta-feira