23/03/2024
HomeCulturaExposição de Odiléia Toscano conta com 80 obras originais da renomada artista

Exposição de Odiléia Toscano conta com 80 obras originais da renomada artista

Foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (04/07), no saguão da Prefeitura de Itu, a exposição gratuita “Odiléia Setti Toscano – A poesia do Ser”, com 80 obras originais da renomada artista em diversas fases, períodos e técnicas, em diálogo com 13 obras realizadas em recortes de papel colorido de seu pai, Orlando Setti. Além das obras, os visitantes poderão ter acesso a outras informações sobre a artista como pesquisa curatorial, uma linha cronológica e entrevistas em áudio visual.

O vice-prefeito Caio Gaiane prestigiou o evento e destacou a importância desta exposição para cidade. Também estiveram presentes a secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico Maitê Velho, o prefeito Geraldo Garcia e o secretário municipal de Cultura Sandro Bérgamo, ambos de Salto, o diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal “Synesio Sampaio Góes” (Mahmi), Emerson Ribeiro Castinho, três dos quatro filhos de Odilea, Ana Paula, Guilherme e Eduardo, uma irmã da artista, Kilza Setti de Castro Lima, demais familiares e autoridades. Os familiares de Odiléa receberam uma homenagem por todo empenho e parceria para a realização desta exposição.

Artista de grande importância no cenário nacional, Odiléa tem suas obras de maior visibilidade em estações de metrô da cidade de São Paulo como Paraíso, Jabaquara, Santana e São Bento, inseridas nos locais em iniciativa dos anos 90, chamada “Arte No Metrô”. Nos murais, tratamentos cromáticos são marcados pelas linhas curvas e pela simplicidade, com intenção de representar elementos da natureza.

A exposição é viabilizada por meio de parceria entre os filhos do casal Toscano e os museus municipais das cidades de Itu e Salto, Museu e Arquivo Histórico de Itu (Mahmi) “Synésio de Sampaio Góes” e Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, junto com Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Assinam a curadoria o diretor de Patrimônio Cultura e diretor do Mahmi, Dr. Emerson Ribeiro Castilho, a Prof.ª Ms. Sônia Chamon, do Ceunsp e a Prof.ª Morgana Ribeiro, da Emia.

A cerimônia de abertura contou com a participação dos alunos de música da Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro”, com o professor José Euclésio.

As obras podem ser visitadas gratuitamente até o dia 30 de julho, das 8h às 16h30, no saguão da Prefeitura de Itu, localizada na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro.

Alunos da Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro” fizeram uma apresentação durante a cerimônia de abertura da exposição “Odiléia Setti Toscano – A poesia do Ser”

Vice-prefeito Caio Gaiane prestigiou a abertura da exposição “Odiléia Setti Toscano – A poesia do Ser” destacando a relevância das obras da artista