Coral Vozes de Itu apresenta a performance Raízes da Terra Paulista, resgatando a cultura tradicional paulista e suas origens
Na próxima sexta-feira (16/08), no Espaço Fábrica São Luiz, a Orquestra Ituana de Viola Caipira e o Coral Vozes de Itu fazem o encerramento da Semana do Patrimônio, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu/Museu Paulista, Museu da Energia Itu, Museu da Música Itu e Paróquia Nossa Senhora Candelária.
O Coral Vozes de Itu apresentará a performance Raízes da Terra Paulista que resgata a música de raiz valorizando a cultura tradicional paulista com suas origens indígena, africana e europeia, trazendo ao público um sentimento de pertencimento à essa cultura regional caipira.
Esta performance foi criada em 2005, especialmente para o lançamento da exposição “Terra Paulista – Histórias, Arte, Costumes”, no Sesc Pompéia, na cidade de São Paulo, que apresentou um panorama da história, da arte e dos costumes paulistas, desde os primeiros encontros com os grupos indígenas brasileiros e os portugueses, até as manifestações culturais contemporâneas, como as festas e o artesanato.
A orquestra Ituana de Viola Caipira possui aproximadamente 50 músicos e um grande diferencial quando comparada com outras orquestras de viola caipira. A orquestra ituana conta com quatro afinações distintas: Cebolão em Mi, Cebolão em Ré, Sol Maior e Do Maior, estas duas últimas conhecidas popularmente como Rio Abaixo e Rio Acima que conferem uma sonoridade muito rica quando comparada às orquestras de afinação única.
As apresentações são gratuitas e o Espaço Fábrica São Luiz fica na Rua Paula Souza, 942, Centro, Itu.
Acompanhe abaixo a programação da Semana do Patrimônio:
14 de agosto – quarta-feira
18h – Reunião do Conselho Municipal de Cultura
Local: sede da Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu – Rua Pedro de Paula Leite, 400 – centro)
15 de agosto – quinta-feira
19h – Palestra sobre as intervenções de restauro da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária – Arquiteto Alberto Magno de Arruda falará sobre o restauro já realizado e os que estão sendo feitos na Matriz de Itu.
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária (Praça Padre Miguel – centro)
16 de agosto – sexta-feira
19h30 – apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira
20h – Raízes da Terra Paulista – performance com Coral Vozes de Itu
20h – Exposição de painéis que mostram o trabalho de recuperação e valorização do patrimônio cultural da Fazenda Capoava
Local: Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 942 centro)
Texto: Renata Guarnieri