25/03/2024
HomeCISEm seu aniversário de 6 anos, Companhia Ituana de Saneamento inicia obras do novo Sistema Utu-Guaçu

Comemorando 6 anos desde a sua criação em 2017, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento inicia hoje (02/02) as obras para construção da terceira captação de água permanente de Itu. Trata-se do novo Sistema Utu-Guaçu, que fornecerá 600 litros de água por segundo, em qualquer época do ano, por meio de uma nova adutora de 22 quilômetros que será implantada da captação até a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande. Esta será a maior captação de água já construída na história de Itu.

“Desde outubro de 2022, a CIS recebeu tubulações e materiais para dar início às obras do Sistema Utu-Guaçu, até então, chamado de Linha 02 do Sistema Mombaça”, explica Reginaldo Santos, superintendente da CIS. “Uma nova captação de água que chega para vencermos os desafios hídricos que sempre afligem Itu”.

De acordo com Santos, o novo Sistema Utu-Guaçu suprirá sozinho 100% da demanda de água para região central da cidade, que ainda terá o suporte reserva de mais seis mananciais (Mombaça, São José, Braiaiá, Itaim, Gomes e Taquaral). “A CIS segue com os investimentos necessários que mudam, de forma definitiva, a gestão hídrica do município”, ressalta o superintendente da CIS.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, lembrou a trajetória da CIS, criada no início do primeiro mandato da atual gestão municipal, e ressaltou que as dificuldades se tornaram desafios e estes se transformaram em sucesso. “Estamos entrando numa fase que temos boas histórias para contar e eu tenho certeza que, até hoje, é uma excelente história e que vai fazer o sistema Utu-Guaçu se tornar uma realidade e, essa realidade, significa marcar o nome de todos vocês e o nosso também na história de Itu”.

Histórico – Desde o início da gestão CIS, em 02 de fevereiro de 2017, foram priorizados investimentos em captações de água perenes, ou seja, que não dependem da recarga de chuvas para trabalharem com capacidade máxima. Em 2018, foi inaugurado o Sistema Mombaça, que fornece até 280 L/s para a região central em qualquer época do ano. Em 2020, o Sistema Pirajibu, que fornece até 117 L/s, foi entregue e resolveu os problemas de abastecimento no Pirapitingui. Com a integração do novo Sistema Utu-Guaçu, prevista para o início de 2024, a cidade de Itu terá 100% de sua demanda por água atendida.

Curiosidade – Utu-Guaçu ou Itu-Guaçu foi o primeiro nome da cidade de Itu, batizada por indígenas, que significa Cachoeira Grande.

Linha do Tempo – Durante os últimos seis anos, Itu conheceu sua maior frente de obras já vista para apresentar soluções reais para a questão do abastecimento da cidade. Para relembrar de cada conquista, foi inserida no site da CIS uma linha do tempo. Em ordem cronológica, veja o trabalho da autarquia ao longo destes anos. Acesse: https://cis-itu.com.br/linha-do-tempo/