07/04/2024
HomeEducaçãoEducação de Itu é apontada como uma das melhores do Brasil

Educação de Itu é apontada como uma das melhores do Brasil

A classificação faz parte da última edição do levantamento feito pela Urban Systems para publicação na revista Exame

A Educação de Itu está na 36ª posição como uma das melhores do Brasil, segundo levantamento produzido Urban Systems para a revista Exame. Sem considerar as capitais, o ensino do município sobre para a 21ª posição neste ranking e, no interior de São Paulo, fica atrás apenas de Campinas e Piracicaba.

O secretário de Educação da Prefeitura de Itu, Walmir Scaravelli, comenta a avaliação positiva e destaca os pontos que levam a cidade a obter mais essa conquista. “Os fatores que nos levaram a boa colocação no ranking da Urban Systems foram, principalmente, o investimento na infraestrutura da Rede Municipal de ensino com destaque para a criação de praticamente mil vagas de ensino integral e a ampliação da oferta de vagas nas creches, eliminando por completo as filas de espera“, indicou Walmir.

Esta é quarta vez consecutiva que Itu desponta no estudo, que revela as Melhores Cidades para Fazer Negócios. O ranking é produzido anualmente pela Urban Systems que, há mais de 20 anos, é considerada referência em inteligência e consultoria de mercado em todo Brasil. Nesta edição, houve um recorte específico na educação que, além de ser um serviço básico, oferecendo desenvolvimento intelectual adequado, gera resultados futuros positivos em diversas áreas econômicas.

O estudo envolve a análise de indicadores e dados de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes (estimativa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), totalizando 326 cidades, dessas, são indicadas as 100 melhores em cada setor avaliado.

Negócios

Também foram realizadas análises considerando os grandes setores da economia como agropecuária, indústria, comércio, serviços e construção civil. Dentro desta perspectiva mais abrangente, Itu figurou em destaque em quatro das seis áreas analisadas. Fora o 36º lugar na educação nacional, o município conquistou boas colocações no setor da indústria (28º), comércio (63º) e serviços (99º).

De acordo com Plínio Bernardi Júnior, secretário municipal de Planejamento, esse índice é importante devido a análise estratégica que é possível traçar a partir dos dados fornecidos. “O fato de Itu estar entre as melhores cidades do Brasil para se fazer negócio serve de estímulo para empresários, corretores de imóveis, proprietários de imóveis, que podem destinar seus terrenos para as áreas industriais, pois Itu está sendo muito procurada pelas empresas”, complementa.