HomeSegurançaDefesa Civil de Itu e Corpo de Bombeiros realizam ação de conscientização de riscos climáticos

Os índices pluviométricos e as áreas de risco são constantemente monitorados pela Defesa Civil ituana

Na última sexta-feira (14), a Defesa Civil de Itu e o Corpo de Bombeiros da cidade realizaram conscientização sobre os cuidados que devem ser adotados nesta época do ano. A “Operação Verão” consistiu em ações de panfletagem de materiais informativos sobre como prevenir e reagir a situações de inundações, tempestade de raios e deslizamentos e também a colocação de faixas pela cidade.

Toda área que é atingida, durante 72 horas, por chuvas de 80 milímetros passa a ser considerada área de risco e recebe vistoria das equipes do órgão, que mesmo sem o registro de ocorrência vão à campo para fazer a checagem das regiões de risco. Por esta razão, é feito o acompanhamento diário da intensidade das chuvas. “Na data da panfletagem, por exemplo, um forte vendaval atingiu a cidade, ocasionando a queda de diversas árvores que prontamente foram isoladas para posterior retirada. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, juntamente com a Subprefeitura Regional da Zona Leste, Trânsito e CPFL uniram esforços para atuar nas ocorrências. Felizmente ninguém se feriu”, informou o diretos de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itu, Paulo Guerreiro.

Os chamados de emergência em casos de desastres naturais e queimadas podem ser feitos pelos telefones 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).