Nesta quinta-feira (15/05) foi oficialmente formado o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Pedregulho. A reunião contou com a participação do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, além do presidente do Conselho, Maurício Dantas, e demais membros.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero, afirmou que os estudos na área começaram em 2012 e resultaram na promulgação da Lei 1610, em dezembro do ano passado, que criou a Área de Proteção Ambiental Municipal Pedregulho. Segundo ela, as prioridades a partir de agora são a elaboração do regulamento, do cronograma e do plano de manejo do Conselho.
Para Maurício Dantas, o Conselho tem a função de permear a discussão dos temas e conflitos relacionados à área, além de estabelecer políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.
O prefeito Tuíze disse que esta é uma importante área da cidade e que é fundamental que o Conselho garanta sua preservação.
A formação do Conselho Gestor da APA Pedregulho ficou assim definida:
Representando o Poder Público
Titulares – Patrícia Bastos Otero (Meio Ambiente) Luis Carlos Benedetti (Planejamento), Rosângela Ruiz (Obras), Marcio Batista (Semsur) e Pedro Luiz Pereira (Jurídico).
Suplentes – Valéria Rusticci (Meio Ambiente), Shirley Carvalho Dantas (Planejamento), Ricardo Pedroso (Obras), Márcio Marcondes (Semsur) e Welligton De Marchi (Jurídico).
Representando a Câmara de Vereadores
Titular – João Teixeira Alves
Suplente – Ana Maria Bianchi
Representando a Agência Reguladora de Serviços Delegados – AR
Titular – Márcio Rogério Cardozo
Suplente – Elizabeth Guimarães Alves
Representando o Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Pirai
Titular – Mauricio Geraldo da Silva Dantas
Suplente – Cristina Machado
Representantes da Sociedade Civil
Titulares – Eduardo Silveira Arruda (Cooperativa Agrícola de Itu), Alfredo Hermínio Barbosa Jr (Associação dos Proprietários e Moradores do Bairro Pedregulho), Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva (Associação Pró Desenvolvimento Regional (Prótur) e Maria Alessandra Silva Nunes Agarussi (Ordem dos Advogados do Brasil – Itu).
Suplentes – Adriana M. da Silva (Sindicato Rural), Fernando Alencar Lara (Associação dos Proprietários e Moradores do Bairro Pedregulho), Paulo Roberto Franchi Dutra (Instituto Lambari Educação, Cultura e Arte), João Baptista de Mattos Pacheco Neto (Instituto de Estudos do vale do Tietê – INEVAT).
Texto: Leivanira Prieto/Prefeitura de Itu
Foto: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu