Widget Image
Secretarias
09/12/2021
HomeGestões AnterioresCinco mudas de Pau-Brasil são plantadas no Parque Taboão

Cinco mudas de Pau-Brasil são plantadas no Parque Taboão

Ação foi comemorativa ao Dia do Pau-Brasil e deu início a recuperação de área incendiada em abril.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, na tarde da última terça-feira (03/05), o plantio de cinco mudas de Pau-Brasil, no Parque Ecológico Taboão. A ação contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero e de funcionários da secretaria.

O plantio aconteceu em comemoração ao dia do Pau-Brasil, árvore muito explorada durante a colonização e de atividade econômica significativa do país à época.
Atualmente é muito difícil encontrá-la sendo vista majoritariamente em áreas de plantio e preservação.

O Pau-Brasil pode alcançar de nove a dez metros de altura, tem o tronco, galhos e frutos com espinhos e em geral só produz os frutos quando plantada em grupos. As flores são amarelas com tons em vermelho.

O Parque Taboão foi escolhido para o plantio para iniciar a recuperação da área degrada por um incêndio, ocorrido no dia 19 de abril, e que destruiu parte das árvores já existentes no local.

“As atividades desse dia valorizam o Pau-Brasil, árvore que empresta o nome ao nosso país, e o combate às queimadas que cruelmente ferem nossas árvores, causando poluição de forma drástica à cidade. Natureza bem cuidada é igual a qualidade de vida”, comentou Patrícia Otero.

Ainda que esteja acontecendo a campanha de conscientização contra as queimadas, incêndios em áreas verdes e terrenos são bastante comuns nesta época do ano, por isso, a Secretaria de Meio Ambiente orienta para que não sejam realizadas roçagens em terrenos com fogo e que as pessoas não queimem o lixo.

A queimada degrada também o solo sendo preciso preservá-lo para que se conserve a biodiversidade, possibilite o ciclo hidrológico, proporcione a alimentação humana e proteja as águas subterrâneas e superficiais.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(04/05/2016)