HomeEducaçãoCemul realiza formatura de alunos de Inglês e Espanhol

Cemul realiza formatura de alunos de Inglês e Espanhol

A Secretaria Municipal de Educação realizou, no último dia 10, a cerimônia de entrega de certificados aos formandos dos cursos de Inglês e Espanhol do Centro Municipal de Línguas (Cemul). A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Guilherme Gazzola e pelo secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi Junior.

Atualmente, o Cemul atende mais de 600 alunos, entre crianças, jovens e adultos nas Unidades I e II, localizadas no centro e na região do Pirapitingui. O secretário municipal de Educação destacou que aprender um segundo idioma é aprender uma segunda forma de comunicação e que, quando a pessoa se habilita para outro idioma, ocorre a abertura de novos caminhos para ela. Recomendou que os formandos mantenham contato com o idioma, ressaltando a importância da prática.

O prefeito Guilherme Gazzola citou a pandemia de Covid 19 e que, diante desse fato, tivemos que reaprender a viver e a ter relações sociais. Afirmou que a equipe da Secretaria de Saúde de Itu desenvolveu um trabalho fantástico para manter professores e alunos conectados, a fim de promover o ensino remoto e com qualidade. Argumentou que a única solução para um país em desenvolvimento é a educação e que o Cemul muito acrescenta a esse processo.

Também estiveram presentes à formatura, a secretária municipal adjunta de Educação, Sílvia Sório, a diretora do Departamento Técnico Pedagógico, Anna Cristina Ambrózio Tatângelo, a diretora de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Lívia Maria de Sousa, o diretor do Centro Municipal de Línguas (Cemul), professor Marco Fernando de Mesquita Silva, a coordenadora do Cemul, professora Luciana Storniolo Quevedo, o paraninfo da turma de Inglês, professor Rafael de Andrade Gomes, e a paraninfa da turma de Espanhol, professora Irene Gabriela Leder Pinedo.

A solenidade contou ainda com os discursos das alunas de Espanhol, Antonia Valderez Cardoso Costa, e de Inglês, Alicia Barros Menezes, ambos nos idiomas os quais elas estavam se formando.