A instalação das câmeras que integram o sistema de monitoramento denominado Muralha Eletrônica já está em andamento, devendo ser concluída até o final do próximo mês de setembro. O principal objetivo desse sistema, que está sendo implantado pela Prefeitura por meio de sua Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte, é identificar veículos irregulares e suspeitos com o uso do software de gestão dos equipamentos para gerenciar as ações cabíveis caso a caso.
“Muralha Eletrônica é um sistema de monitoramento inteligente de todas as entradas e saídas da cidade, identificando os veículos que passarem pelos pontos onde foram instaladas as câmeras. Em Itu serão 17 pontos de coleta de imagens com 47 câmeras instaladas”, explica o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Hércules Domingues. Somam-se a essas câmeras mais 42 instaladas que compõem o monitoramento local.
Esclarece ainda que as informações são coletadas por um software e toda vez que um veículo suspeito entrar ou sair da cidade, um alarme no centro de operações será acionado. “Então, uma viatura é despachada para o local de ocorrência, aumentando assim nossa capacidade de resposta. Os Guardas Civis Municipais (GCMs) que trabalharão no centro de operações estão sendo treinados para operar o sistema e receberão treinamento constante”, ressalta o secretário.
Esse trabalho de monitoramento inteligente será realizado em conjunto com as polícias militar, civil e rodoviária. A partir da implantação da Muralha Eletrônica, Itu passará a fazer parte de um conjunto de municípios que trocam informações sobre as ocorrências locais, formando uma base de inteligência na solução de crimes.