HomePlanejamentoCaged aponta crescimento constante na geração de emprego em Itu

Caged aponta crescimento constante na geração de emprego em Itu

Quase metade das 5 mil vagas perdidas entre 2013 e 2016 já foram recuperadas nos últimos anos e a cidade fecha 2019 com saldo positivo novamente

O município de Itu continua com saldo positivo de geração de empregos, segundo os registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (19/12). No último mês de novembro, Itu gerou mais 120 novas vagas no setor do comércio e outras 44 no de serviços.

O aumento dos números de postos formais de emprego tem sido uma constante há aproximadamente dois anos em Itu. De janeiro a novembro de 2019 foram criadas 1.082 novas vagas de emprego. Desde o início da atual administração municipal, mesmo em período de crise econômica nacional, 2 mil vagas foram geradas, devolvendo à cidade quase a metade das 5 mil perdidas no período de 2013 a 2016.

As políticas de geração de emprego, por meio de atração de novas empresas e incentivos fiscais, e de preparação de mão de obra refletem diretamente no saldo positivo divulgado pelo Caged. O governo municipal tem investido na capacitação profissional como, por exemplo, oferecendo cursos no Centro de Capacitação Inclusiva (CCI) – inclusive com parcerias firmadas para atender demandas específicas de empresas -, proporcionando atendimentos via Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sala do Empreendedor e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), e cursos profissionalizantes pela Universidade do Trabalhador (Unit).

O Caged, que traz o registro permanente de admissões e dispensa de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é divulgado mensalmente pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.