Widget Image
Secretarias
20/10/2019
HomeGestões AnterioresAutoridades prestigiam cerimônia do Dia do Nascituro

Autoridades prestigiam cerimônia do Dia do Nascituro

O vice-prefeito Neto Beluci, acompanhado de sua esposa Silvana Volponi Beluci, e a primeira-dama e presidente do Funssol (Fundo Social de Solidariedade) de Itu, Zélia Vaccari Gomes prestigiaram na noite da última quinta-feira (08/10), da cerimônia em comemoração ao “Dia do Nascituro”, realizada no auditório do Colégio Divino Salvador.

Em seu discurso, o vice-prefeito enfatizou que, em Itu, “a preocupação não se limita à inclusão desta data no calendário e que a cidade adota uma postura atuante quando o assunto é a saúde de quem ainda está para nascer, amparando as futuras mamães e seus filhos ainda no ventre materno”.

Neto destacou ainda, que a rede municipal conta com pediatras e ginecologistas em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde e que há acompanhamento pré-natal em todos os postos de saúde e também no serviço de saúde escolar e de saúde do adolescente, com pré-natal direcionado às gestantes adolescentes, além da assistência do Ambulatório de Alto Risco.

O vice-prefeito lembrou também do projeto Nana Nenê, que incentiva o aleitamento materno, um hábito de extrema importância para a saúde e desenvolvimento do bebê.

O evento contou com as presenças dos secretários municipais Osmar Barbosa (Turismo, Lazer e Eventos), Manoel Monteiro (Saúde) e José Angel Lobato (Obras e Serviços Viários), além de vereadores e convidados.

Cerimônia

A cerimônia começou com uma apresentação musical dos alunos do Colégio Divino Salvado, e foi marcada pelas palavras do Padre Gabriel Vital, do Pastor Flávio Mariano e da médica Mariângela Vicente, que abordou o tema: “A medicina em defesa da vida”.

A música “Deixe-me Viver”, de Celina Borges, interprestada por Ana Cristina e Felipe e um testemunho de uma família ituana, que mesmo aconselhada pelos médicos a interromper uma gravidez de risco, optou por preservar a vida de seu bebê, hoje, uma menina de 12 anos de idade, emocionaram todos os presentes.

A data

O “Dia do Nascituro” é organizado pela Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos da Prefeitura de Itu, em parceria com a Comissão do Nascituro, e faz parte do calendário oficial de eventos do município, desde quando instituído em 2013, pelo prefeito Antonio Tuíze, mediante tal a importância desta manifestação em defesa ao direito à vida.

A data marca uma ocasião para reconhecer e respeitar o direito à vida, desde o seio materno até seu fim natural, bem como a dignidade da mulher e a proteção das crianças.

Texto e fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(09/10/15)