06/04/2024
HomeEducaçãoApós anos de abandono, “Convenção” renasce como escola municipal em tempo integral

Milhares de munícipes, dentre eles ex-professores e ex-alunos, prestigiaram a reabertura de uma das escolas mais queridas da cidade, que foi reformada pela Prefeitura e agora integra a Rede Saber

Foi inaugurada na manhã de domingo (02/02), dia em que Itu comemorou 410 anos, a Escola Municipal em Tempo Integral “Convenção de Itu” – Rede Saber Unidade II. A escola está instalada no memorável imóvel localizado na Praça Conde de Parnaíba, que foi completamente recuperado pela Prefeitura de Itu após anos de abandono e degradação.

Após agradecer o trabalho do secretário municipal de Educação, Walmir Scaraveli e toda sua a equipe, saudar as inúmeras autoridades presentes, ex-alunos e ex-professores, o prefeito Guilherme Gazzola fez um discurso emocionado. O chefe do Executivo Ituano lembrou que o prédio da Escola Convenção ficou sob a responsabilidade do município a partir de “2006 e, em questão de quatro anos, ficou inabilitado para receber um aluno sequer”.

Guilherme também destacou que “no ano de 2011, o Convenção cerra as suas portas, sendo uma das maiores vergonhas da cidade, enterrando a história de todos que estudaram e lecionaram no local, enterrando o respeito à memória e marcando o pouco caso com Educação” naquela época. O prefeito seguiu explicando que, desde o primeiro dia de sua gestão, buscou inúmeras alternativas para recuperar o prédio e no final do ano passado com “coragem e força, a reforma foi feita com recursos próprios em cinco meses”.

Por fim, Guilherme anunciou que a reabertura do Convenção, agora como escola municipal de período integral, praticamente, triplica o número de alunos da Rede Saber, que teve a duplicação da capacidade de estudantes de sua Unidade I oficializada na mesma manhã em outra cerimônia. Itu inicia o ano de 2020 com quase mil vagas de ensino integral na rede municipal.

Renascimento do Convenção

No Convenção passam a ser atendidos 280 alunos, do primeiro ao quinto ano, que ficarão na escola das 7h às 16h30 e terão, além das aulas da base curricular, aulas de múltiplas linguagens (teatro, música e artes plásticas), atividades tecnológicas e científicas, projetos especiais, imersão na língua falada (inglês), entre outras atividades. Os estudantes também terão três refeições (colação, almoço e lanche da tarde).

Os espaços integradores da Escola Municipal em Tempo Integral contam com laboratórios de informática, ciências e matemática, biblioteca, videoteca, brinquedoteca, ateliê de múltiplas linguagens, pátio, playground entre muitos outros espaços.

O prédio foi transferido do Estado para a municipalidade em 2006 e desocupado em 2011, desde então ficou abandonado, sofrendo a ação do tempo e degradando pela falta de uso e cuidado. A atual administração municipal refez a parte elétrica e hidráulica, assim como o forro, telhado, calhas, piso, pintura, escada, novos banheiros, inclusive adaptados, adequações de salas para receber aulas específicas, entre muitas outras melhorias.

Sua reforma e utilização era um pedido antigo da população, principalmente de ex-alunos e ex-professores que guardam muitas recordações do local. “Eu e meus filhos não víamos a hora de ter a escola reformada, esse é nosso maior presente, ver o Convenção pronto e funcionando como escola”, comentou Djomara Martins filha de ex-professora, ex-aluna, ex-professora e mãe de ex-alunos da escola.

Na ocasião, ex-professoras do Convenção participaram junto, com autoridades municipais, do plantio de mudas de jequitibás rosa e ipês amarelo, árvores símbolos de Itu e do Brasil. Junto à reinauguração do Convenção houve o corte do bolo de aniversário da cidade, que neste ano ocorreu na praça da escola. Finalizando a cerimônia, foi realizada uma visita monitorada dos munícipes nas dependências da escola reaberta, acompanhados da equipe da Secretaria de Educação.

Rede Saber Unidade I

A Escola Municipal em Tempo Integral “Rede Saber”, localizada na Rua Sorocaba, também passou por reforma. O local, agora conta com um novo prédio que receberá mais 300 alunos, ampliando o atendimento para 620 estudantes. Foram construídas dez salas de aulas, novos banheiros e refeitório.

A entrega do novo espaço também foi realizada no dia 02 de fevereiro, horas antes da reabertura do Convenção,  e também contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, do secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli, das diretoras de departamento da secretaria de Educação, além de professores, alunos e munícipes.

Vale ressaltar que as matrículas para estudar nas Escolas Municipais em Tempo Integral foram realizadas no mês de setembro e todas as vagas foram preenchidas.