Widget Image
Secretarias
04/10/2022
HomeSaúdeAção terapêutica com cão acontece nos Hospitais da Criança e da Santa Casa

Ação terapêutica com cão acontece nos Hospitais da Criança e da Santa Casa

Os pacientes dos Hospitais da Criança e da Santa Casa de Itu receberam, nesta semana, a visita do cão Magnus por meio de ação terapêutica. O animal, acompanhado por adestrador, fez uma visita de conhecimento nos setores de Pediatria, Pronto Socorro Infantil, Emergência Adulta e Enfermaria Adulta.

“A visita do cão Magnus foi emocionante, uma experiência ímpar”, destacou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo. De acordo com a enfermeira coordenadora do Hospital da Criança, Luciana Maria Padovani Nunes, o principal ganho obtido com a visita foi em relação à humanização dos pacientes e respectivos familiares. “A primeira visita foi algo encantador. E estudos apontam que essa interação (humanos x animais) muito contribui com o comportamento dos pacientes no ambiente hospitalar”.

A brincadeira estabelecida com o animal promove, segundo Luciana, um momento de descontração, em que o paciente “esquece” um pouco a dor e a doença e fica menos ansioso. Há outros benefícios significativos, que estão sendo avaliados pelas equipes de psicologia e serviço social do hospital, como a melhora do bom humor dos pacientes.

Magnus é um cão da raça Bernese, de porte grande, peludo, carinhoso, dócil e amistoso. Ele é o embaixador de uma fabricante de alimentos para cães e gatos e participa de visitas terapêuticas a crianças, adultos e idosos que se encontram em hospitais, entidades assistenciais e instituições em todo o Brasil.

As visitas de Magnus aos Hospitais da Santa Casa e da Criança serão frequentes a partir deste mês de agosto.