O espaço, inaugurado às margens da ciclovia, estimula a mobilidade sustentável e o esporte
A primeira Praça da Bike de Itu foi inaugurada nesta quarta-feira (12/07), em frente ao shopping, no bairro São Luiz. A cerimônia contou com as participações do prefeito Guilherme Gazzola e do diretor do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), Antonio Vaz Serralha, que na oportunidade também representou a Secretaria de Estado de Turismo e Viagens). Também participaram da solenidade os secretários municipais José Roberto Fernandes Barreira (Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos), César Benedito Calixto (Turismo, Lazer e Eventos) e Gilmar Dias Pereira (Esportes).
Guilherme agradeceu pelo apoio do Dadetur, lembrou que a praça vinha sendo solicitada por ciclistas e agora é uma realidade, estrategicamente localizada nas rotas de passeio. O prefeito comentou que a mobilidade sustentável requer priorizar pedestres e ciclistas, e solicitou que os usuários do novo espaço adotem a Praça da Bike também em relação à manutenção e segurança da mesma.
Já o secretário de Esportes, Gilmar, ressaltou que o espaço atende à solicitação dos ciclistas que, a partir de agora, terão uma espécie de base com toda a estrutura necessária. Ele agradeceu ao prefeito pelos investimentos esportivos na cidade, que garantem melhores condições para a prática da atividade física, que tanto contribui para aprimorar a qualidade de vida da população.
Também prestigiaram o evento, demais secretários e diretores municipais, a presidente da Associação Ituana de Guias de Turismo, Luciana Daldon, as representantes da Empresa Culligan que doou bebedouros ao espaço, Renata Momi e Flávia Nardelli, a filha de Mário Vecchiato, que dá nome à praça onde o equipamento esportivo foi instalado, Gisele Vecchiato, e o representante do “Pedal de Ouro”, José de Lima Azevedo.
Um casal de ciclistas, Débora Cristina Monteiro Prestes de Oliveira e Marco Antonio de Oliveira, acompanhou a inauguração e elogiou a estrutura da Praça da Bike e a ciclovia existente na cidade. Eles residem em Itu há dois anos e afirmaram que a Praça da Bike se tornará um ponto de encontro e de descanso, além de destacarem que o espaço está muito bem equipado.
Praça da Bike I
Construída com recursos da ordem de R$ 360 mil, disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Dadetur, a Praça da Bike conta com bebedouros, sanitários, duchas, bancos, pergolado, prancha para abdominal, rampas de acesso e paraciclos.A proposta é que o equipamento seja um dos principais pontos de parada para o ciclista que utiliza a ciclovia que passa ao lado e ofereça acolhimento aos praticantes da modalidade.
Ciclismo
Os investimentos relativos ao ciclismo, realizados pela atual administração municipal, objetivam o uso da bicicleta para prática esportiva ou para transporte e melhorias para a qualidade de vida da população.Para aumentar a segurança dos ciclistas foi promovida a iluminação da ciclovia do Parque Linear, que tem início no Jardim das Rosas e término na Avenida da Saudade, por meio de recursos do Dadetur, no valor de um milhão e sessenta mil reais. Atualmente, a cidade de Itu conta com 35 quilômetros de ciclovia, e outros 15 quilômetros estão previstos a fim de interligar diversos parques e praças. Os ciclistas também podem fazer trilhas na cidade, por meio dos roteiros de bike disponibilizados pela Prefeitura.
Outro projeto implantado é o Pedal na Galileu, que aproveita o período em que a Avenida Galileu Bicudo permanece fechada para veículos automotores aos domingos, e incentiva os frequentadores dessa via pública a utilizarem as bicicletas disponibilizadas gratuitamente para empréstimo por período de uma hora. As bicicletas que podem ser usadas por crianças a partir de 8 anos, jovens e adultos (menores de 18 anos são autorizados a retirar a bicicleta somente com acompanhamento de um responsável).