HomeCIS1º Seminário “Tietê, o mais paulista dos rios” ocorre em Itu

1º Seminário “Tietê, o mais paulista dos rios” ocorre em Itu

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola ao lado de autoridades, todos sentados em uma mesa no palco do auditório da Prefeitura de Itu, no 1º Seminário "Tietê, o mais paulista dos rios"

Na última segunda-feira (18/09), o auditório da Secretaria Municipal da Educação foi palco para o 1º Seminário “Tietê, o mais paulista dos rios”, realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), do Instituto de Estudos Vale do Tiete (Inevat), da SOS Mata Atlântica, da Secretaria Municipal da Educação e da CIS – Companhia Ituana de Saneamento.

A programação teve como mediador o secretário de Educação, Plínio Bernardi Jr. O encontro levou aos presentes a consciência da importância do rio Tietê para Itu e região, buscando mudar o olhar das pessoas em relação à despoluição do curso da água.

Reginaldo Santos, superintendente da CIS, abordou a questão da escassez hídrica na cidade convivendo ao lado de um rio como o Rio Tietê. “Este é o principal rio do Estado de SP e passa pela região totalmente poluído, ou seja, é inviável o tratamento de sua água para abastecimento da população. Um prejuízo sem tamanho para todos”.

Vera Gazal, Assessora Técnica da Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico do Estado de São Paulo, que reprensentou a subsecretária Samanta Souza; falou sobre o projeto IntegraTietê: iniciativa que prevê uma série de medidas de curto, médio e longo prazo em prol do maior rio do Estado, que incluem a ampliação da rede de saneamento básico, desassoreamento, gestão de pôlderes, melhorias no monitoramento da qualidade da água, recuperação de fauna e flora, entre outras medidas.

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, iniciou sua fala saudando de forma especial Francisco Moschini, “um grande lutador em prol da despoluição e renascimento do Rio Tietê”. Na sequência, o líder do executivo teceu críticas aos poluidores. “Chamamos pra conversar os principais envolvidos na poluição do Rio Tietê entre as cidades da região metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, por exemplo. Também buscamos parceiros para entrar com uma ação cobrando ações resolutivas na despoluição do Tietê. Contudo, não tivemos um parceiro na ação. Ninguém”, destacou. “Este seminário deve ser utilizado para colocar ‘dedos na feridas’. Todos sabemos os percalços, mas só iremos superá-los quando os agentes responsáveis pela poluição do Rio Tietê realmente assumirem um compromisso. Não é hora de colocar objetivos comerciais perto dos objetivos ambientais. As discussões em torno da poluição já ficaram exaustivas. Chegou a hora de realmente agir”.

O seminário foi mediado pelo secretário de Educação, Plínio Bernardi Jr e comemorou também o Dia do Rio Tietê, celebrado em 22 de setembro.

A programação teve, além de Francisco Moschini, do Inevat; as presenças de Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas SOS Atlântica; do advogado Dr. Thiago Rigamonti; da apresentação da Cia. Ecos do Rio; e do poema declamado por Célia Trettel ao som da viola caipira de Dill da Viola. Confira:

14h00 – Apresentação de Dança “Qual Rio te Atravessa?” – Cia. Ecos do Rio14h30 – Abertura com autoridades15h00 – Palestra “Rio Tietê, o mais paulista dos rios”, Francisco Moschini – Instituto de Estudos do Vale do Tietê (Inevat)15h30 – Palestra ” A proteção especial do Vale Médio Tietê para segurança hídrica, Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas SOS Atlântica16h00 – Palestra “Ação Popular na Defesa do Rio Tietê”, Dr. Thiago Rigamonti – advogado16h30 – Palestra “Projeto Integra Tietê”, Vera Gazal – representante da subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico17h10 – Poema “Meditação sobre o Tietê” de Mário de Andrade – declamado por Célia Trettel ao som da viola caipira de Dill da Viola.

Confira notícias semelhantes, acesse o link https://itu.sp.gov.br/itu-participa-de-evento-de-bioeconomia-green-rio-2023/