Widget Image
Secretarias
16/06/2024
HomeSaúdeVacinação contra a dengue começa na segunda-feira em Itu

Vacinação contra a dengue começa na segunda-feira em Itu

Imagem mostra a fachada da UBS 5 um dos locais em que estará disponível a vacinação contra dengue em Itu

A partir de segunda-feira (06/05), crianças e adolescentes na faixa etária de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias poderão receber a vacina contra a dengue em Itu. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 18h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Rancho Grande) funcionam até às 19h. No sábado (11/05), a vacinação será realizada das 8h às 14h, nas UBS 02 (Jardim União) e 05 (Rancho Grande). É necessário apresentar, no ato da vacinação, a Carteirinha de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

De acordo com o Ministério da Saúde, inicialmente a vacinação contra dengue contemplará essa faixa etária, por ser a que concentra maior número de hospitalização por dengue depois dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas.

As crianças e adolescentes da faixa etária contemplada que já tiveram dengue, podem receber a vacina para diminuir os riscos de agravamento da doença numa possível nova infecção. Mas, a recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina.

Já quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as duas doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

Nesse primeiro lote, o Governo do Estado destinou 2.715 doses da vacina contra a dengue para a Prefeitura de Itu. De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

Confira aqui todas as Unidades Básicas de Saúde, acesse o link https://itu.sp.gov.br/saude/ubs/