05/05/2024
HomeNotíciasDeputada estadual Andréa Werner visita o Núcleo do Autista e o Quarto Azul no Hospital Municipal

A deputada estadual Andréa Werner esteve em Itu, nesta sexta-feira (03/05), em visita ao Núcleo de Apoio Municipal ao Autista e ao Quarto Azul do Hospital Municipal, equipamentos implantados pelo prefeito Guilherme Gazzola com o objetivo de aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A parlamentar Andréa Werner é autista, ativista pelos direitos de pessoas com deficiência há mais de dez anos e mãe de um adolescente autista. Os projetos da parlamentar são parte da sua luta pela garantia de direitos a pessoas com deficiência e doenças raras, familiares e cuidadores. Ela foi recepcionada pelo prefeito Guilherme Gazzola, pelos secretários municipais Janaina Camargo (Saúde), Flávia Frossard (Comunicação Social), Sílvia Sório (adjunta de Educação), Gilmar Pereira (Planejamento e Gestão de Projetos) e Luis Felipe Castelli Correia de Campos (adjunto de Esportes), funcionários dos serviços citados, pais e cuidadores dos assistidos pelo Núcleo.

Andréa Werner ressaltou que ações como as realizadas em Itu para atendimento a autistas demonstram a vontade política do prefeito. Destacou que o atendimento individual e o apoio aos pais e cuidadores são fundamentais, além das terapias e inclusão dos autistas na sociedade.

Como mãe de autista, explanou sobre sua vivência e orientou os familiares presentes no Núcleo do Autista sobre como procederem no dia a dia, a fim de fazerem valer os seus direitos. Também se colocou à disposição, bem como sua equipe, para orientações futuras.

No Hospital Municipal de Itu, a visita da deputada estadual foi acompanhada também pela diretora da Secretaria de Saúde de Itu, Pâmela Moreno, pelo médico Brás Henrique Vieira Alves, que também exerce a função de diretor da pasta, e pelo médico e diretor Técnico e Administrativo do Hospital, Vinícius Andriolo.

Itu
O prefeito Guilherme Gazzola implantou serviços com vistas a aprimorar o atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de saúde.

O primeiro equipamento criado com esse objetivo foi o Núcleo de Apoio Municipal ao Autista, inaugurado em fevereiro de 2023, que promove o atendimento e estimulação precoces para potencializar os resultados de terapias. A assistência se dá por meio de equipe multidisciplinar constituída por neuropediatra, psiquiatra infantil, psicólogo, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e nutricionista. O serviço vai além da avaliação e acompanhamento individualizado com equipe multidisciplinar e contempla, ainda, pais e ou cuidadores com apoio psicológico e outras atividades.

Em maio do mesmo ano foi inaugurado o Quarto Azul (instalado no Hospital Municipal de Itu para receber crianças com TEA). Para efetivação do projeto Quarto Azul foi preciso entender o que é necessário ao viver de uma criança com TEA e criar um espaço onde ela possa fazer suas atividades favoritas, que atenda às suas necessidades sensoriais e, ao mesmo tempo, estimule o relaxamento. Um Quarto Azul também está sendo montado nas dependências do Hospital da Criança, inaugurado em 2022.