29/04/2024
HomeGovernoSemana Municipal da Primeira Infância foi finalizada com atrações especiais para as crianças

Imagem mostra a equipe de teatro no palco e ao fundo o grande público no evento Manhã das Crianças, como parte da Semana Municipal da Primeira Infância

A Semana Municipal da Primeira Infância 2023 teve como objetivo celebrar o mês nacional da Primeira Infância, instituído por lei federal

Entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, ocorreu a Semana Municipal da Primeira Infância 2023, realizada pela Prefeitura de Itu em parceria com o Instituto Tecendo Infâncias, com o objetivo celebrar o mês nacional da Primeira Infância, instituído por lei federal, por meio de ações de conscientização sobre o tema. A celebração foi marcada por diversas atividades nos equipamentos municipais, como o resgate de brincadeiras antigas nas Creches, Emeis e Emefeis.

Cerca de 7,3 mil crianças da rede pública de ensino participaram de oficinas, piqueniques, palestras, rodas de conversa, apresentações e passeios no Trem Republicano e nos diversos parques da cidade. Além disso, foram realizadas atividades nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro Ituano de Letras e Artes (CILA), no Centro de Experimentação em Linguagem (CEL), no Hospital da Criança e na sede do Nana Nenê.

No sábado (02/09), o estacionamento da Prefeitura de Itu e o Parque Taboão foram o cenário de uma programação especial para a criançada, com brincadeiras, tendas temáticas e outras atrações na “Manhã das Crianças”. O dia foi muito animado para as mais de 6 mil pessoas que passaram pelo evento e puderam aproveitar as atividades do Cross Kids com o professor Giuliano Leite, Contação de Histórias com a Nani Mazurchi, Show com Mágico Mythos e, finalizando a manhã, a apresentação musical do filme “Encanto”, que foi um sucesso entre os presentes. Além disso, houve distribuição de pipoca, algodão doce, sorvetes, sucos e frutas.

Como parte da Manhã das Crianças, foi realizada uma edição extraordinária da Feira Ecoart, também no sábado (02/09), com oficina de plantio e doação de mudas, apresentação da Banda União com temas infantis, troca de livros e apresentação musical com a Banda Versão Nacional. Também estavam presentes os mais de 100 expositores de artesanato e gastronomia.

Para finalizar esta semana tão especial, no domingo (03/09), a avenida Galileu Bicudo recebeu a Corrida das Crianças, que contou com cerca de 3 mil espectadores e 1,2 mil crianças inscritas de 1 a 16 anos. O evento esportivo foi voltado para o incentivo da prática de atividades físicas pela criançada, que recebeu um kit com uma camiseta e uma medalha ao final da corrida.

Essa foi a segunda edição do evento e figura entre as ações promovidas pela Prefeitura que, em dezembro do ano passado, lançou oficialmente o Plano Municipal da Primeira Infância de Itu (PMPI-Itu), oportunidade em que também foi comemorado o primeiro ano de existência do Instituto Tecendo Infâncias, responsável pela consultoria técnica ao referido Plano e às ações voltadas a este público na cidade.