Widget Image
Secretarias
17/06/2024
HomeCulturaSecretaria de Cultura realiza programação especial para o mês da mulher

Secretaria de Cultura realiza programação especial para o mês da mulher

Imagem mostra uma das salas do CILA, local em que ocorrerá um evento referente a programação especial para o mês da mulher

No dia 08 de março é comemorado o dia internacional da mulher, que é uma homenagem às lutas e conquistas das mulheres durante a história do século XIX. A ideia de uma comemoração anual surgiu depois que o Dia das Mulheres foi organizado em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York, através de uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

Mas somente na década de 1970, mais precisamente no ano de 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher, e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

Para comemorar esse mês da mulher, que é tão especial, a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu preparou uma série de atrações gratuitas, confira:

Apresentação musical O Fino da Bossa – João Luiz

Data: 06/03

Horário: 09h

Local: CRAS PROMAI – Av. Dr. Ulisses de Moraes, 497 – Núcleo Hab. São Judas Tadeu

Classificação indicativa: Livre

Descubra os segredos por trás dos clássicos que encantaram o mundo no espetáculo “O Fino da Bossa”, numa jornada única pela história da Bossa Nova e seus compositores.

Nesta apresentação, de Tom Jobim a Vinicius de Moraes, homenageará as mulheres com sua interpretação única, doce e delicada, melodias que definiram uma era e emocionaram corações por gerações.

Oficina “Liberte Sua Voz: Escrita De Si Para Mulheres”

Projeto:  Cacilda Caiçara, de Itu para o Mundo!

Data: 08/03

Horário: 13h

Local: CILA – Rua Floriano Peixoto, 1492 – Centro

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1viQk0xhVxNl9OzbU33_lHUkz6iaqGVxXA8szSVJeVZ8/viewform?edit_requested=true

Classificação indicativa: 18 anos

Por meio de exercícios motivadores, a oficina criará um ambiente colaborativo para o desenvolvimento da escrita criativa a partir de reflexões sobre si mesma. O objetivo é partilhar experiências e estimular mulheres a escreverem suas próprias histórias. Com as ministrantes Celina Lerner e Regina Pereira, que são roteiristas do projeto “Cacilda Caiçara, de Itu para o Mundo!”, ação resultante do Chamamento Público 06/2023 da Prefeitura da Estância Turística de Itu por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico referente à Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195 de 08 de Julho de 2022.

Bate Papo “”Vozes Femininas: Conversa Franca Sobre Relacionamento”

Projeto:  Cacilda Caiçara, de Itu para o Mundo!

Data: 08/03

Horário: 17h30

Local: CILA – Rua Floriano Peixoto, 1492 – Centro

Classificação indicativa: 18 anos

As roteiristas Regina Pereira e Celina Lerner recebem uma convidada para um bate-papo sobre a condição feminina nos relacionamentos amorosos: Christiane Loschiavo Nery, do projeto Não Posso Me Calar, uma ONG que acolhe mulheres vítimas de violência. Regina e Celina são roteiristas do projeto “Cacilda Caiçara, de Itu para o Mundo!”, ação  resultante do Chamamento Público 06/2023 da Prefeitura da Estância Turística de Itu por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico referente à Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195 de 08 de Julho de 2022.

Apresentação musical O Fino da Bossa – João Luiz

Data: 09/03

Horário: 20h

Local: Mercado Municipal (Praça da Bandeira, 104 – Centro)

Classificação indicativa: Livre

Descubra os segredos por trás dos clássicos que encantaram o mundo no espetáculo “O Fino da Bossa”, numa jornada única pela história da Bossa Nova e seus compositores.

Nesta apresentação, de Tom Jobim a Vinicius de Moraes, homenageará as mulheres com sua interpretação única, doce e delicada, melodias que definiram uma era e emocionaram corações por gerações. (Esta ação é resultante do Chamamento Público 06/2023 da Prefeitura da Estância Turística de Itu por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico referente à Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195 de 08 de Julho de 2022.)

Banda União dos Artistas – 11h

Data: 10/03

Local: Praça Padre Miguel (Praça da Matriz)

Terá um repertório com composições conhecidas em homenagem às mulheres.

Feira EcoArt – Artesanato e Gastronomia Criativa – das 11h às 17h.

Data: 10/03

Local: Parque Ecológico do Taboão – Av. Itu 400 Anos, 77 – Vila Leis

Edição com atividades em homenagem às mulheres.

Confira a programação:

Tenda Vermelha – das 11h às 17h.

Coletivo que fomenta o espaço/tempo de autocuidado físico, energético e emocional das mulheres através do olhar para a ciclicidade. Um convite para as mulheres e homens que estiverem visitando a feira adentrarem a tenda para conhecerem e se reconectarem com os elementos naturais de autoconhecimento e autocuidado do feminino.

Troca de Livros – das 11h às 17h.

Traga seu livro usado e leve outro!

Exposição de fotografias

Mulheres em Foco – das 11h às 17h

Fotografias feitas pelo jovem artista ituano Borges, de 18 anos. Estudante, possui um olhar muito afiado e delicado, construiu um jeito de captar imagens no cotidiano comum, que através de suas lentes fotográficas, transformam-se em momentos únicos e preciosos.

Oficinas

* Curso de Berimbau: Resgatando a Cultura Afro-Brasileira em Itu – das 12h às 13h

O professor Flávio (Ceará) ensinará a tocar esse instrumento que é um dos símbolos da cultura afro-brasileira. (Esta ação é resultante do Chamamento Público 06/2023 da Prefeitura da Estância Turística de Itu por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico referente à Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195 de 08 de Julho de 2022.)

* Roda de Conversa sobre a Conservação de Bacias Hidrográficas – das 14h às 15h

* Oficina Mandioca, a Rainha do Brasil – sabores, saberes e mesa farta – das 15:30h às 17h

Uma oficina que permitirá, através do seu aspecto lúdico e interativo com o público, provocar e promover reflexões sobre a importância dessa raiz para a nossa cultura como também para a fartura em nossa mesa. Ministrada por Paula Bellintani Salvador, pedagoga e realiza projetos sobre educação alimentar. (Esta ação é resultante do Chamamento Público 06/2023 da Prefeitura da Estância Turística de Itu por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico referente à Lei Paulo Gustavo Lei Complementar nº 195 de 08 de Julho de 2022.)

* Apresentação musical

Banda Orpheu – das 14h às 16h30

Uma banda que conta com uma mulher nos vocais, trazendo um bloco só de conhecidas músicas com vozes femininas

ITU DELAS

Seja uma líder plena e inspiradora (2h) – SEBRAE

Data: 27/03

Horário: 18h às 20h

Local: CILA – Rua Floriano Peixoto, 1492 – Centro

Neste encontro a temática abordada será “Seja uma líder plena e inspiradora”

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Trabalho, promove mais um encontro “Itu Delas”, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O evento, com a temática “Seja uma líder plena e inspiradora”, ocorrerá no dia 27 de março, quarta-feira, das 18h às 20h, no Centro Ituano de Letras e Artes (Cila). As interessadas em participar, poderão se inscrever de forma presencial até o dia 12 de março, das 8h às 16h, nas unidades Sebrae Itu. O objetivo é incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender.