Widget Image
Secretarias
18/03/2024
HomeSaúdeProssegue Campanha de vacinação contra gripe

Prossegue Campanha de vacinação contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) prossegue até 31 de maio (com exceção dos dias 18 e 19 de abril, e 1º de maio), de segunda a sexta, das 7h às 17h, em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde. No dia 4 de maio (Dia D – mobilização nacional), também para os grupos prioritários, a vacinação será das 8h às 17h, em todas as UBSs.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de apresentar, no ato da vacinação, a Carteira de Vacinação para que a mesma seja atualizada, caso necessário. Confira os grupos contemplados pela campanha nacional e respectivas datas de vacinação:
– De 10 a 17 de abril: crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes;
– De 22 de abril a 31 de maio: os grupos citados, pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação de gestação – Certidão de Nascimento, Cartão da Gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros), trabalhadores da saúde das redes pública e privada, professores das redes pública e privada, pessoas portadoras de doenças crônicas (mediante prescrição médica);
Dia D – 4 de maio: todos os beneficiados pela campanha nacional poderão se imunizar.
Os sinais e sintomas da doença são variáveis, desde a infecção sem sintomas até formas graves. A manifestação mais comum da síndrome gripal se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.