21/04/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura inicia elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura inicia elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (12/05), o prefeito Antonio Tuíze deu início da elaboração do PMU (Plano de Mobilidade Urbana) para Itu. Na ocasião, a empresa TC Urbes, especializada em acessibilidade e requalificação de espaços urbanos, foi apresentada como sendo a consultora para criação do PMU.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento será feito um diagnóstico para avaliar o funcionamento da cidade, sua organização, o movimento de pessoas dentro do espaço urbano, quais são as maiores demandas ou potenciais. Também serão estudados os modos de deslocamento, levando em consideração o trânsito de pedestres e veículos.

“A partir desse mapeamento, será possível entender os processos de mobilidade e assim, pensar as ações que compondo o plano, deverão integrar todos os modos de locomoção permitindo que a cidade toda se movimente de forma rápida, segura e confortável”, explica a secretária de Planejamento, Shirley Dantas.

A Prefeitura de Itu irá promover três oficinas de participação popular ao longo dos seis meses de trabalho previstos inicialmente para a execução do PMU. As datas e locais das oficinas serão divulgados com antecedência.

A elaboração do PMU é uma exigência federal (Lei nº. 12.587 de janeiro de 2012) destinada para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.

Também participaram desta reunião o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto, o superintendente da AR-Itu, Maurício Dantas, e servidores das Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Turismo, Lazer e Eventos.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(13/05/2015)