HomeCulturaOficina e apresentação de cururu acontecem nesta sexta

Oficina e apresentação de cururu acontecem nesta sexta

Nesta sexta-feira (15/05), o Grupo de Cururu de Sorocaba realiza a partir das 15h, no Espaço Fábrica São Luiz uma oficina gratuita de cururu. Os interessados em participar podem se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura de Itu ou na Casa da Praça. A oficina acontece por meio do Proac (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Itu e do músico e produtor cultural Zeca Collares.

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 19h, no mesmo local, acontece uma apresentação de cururu gratuita para toda população. O cururu é o que podemos chamar de uma verdadeira fonte da tradição caipira oral, sobretudo os desafios cantados na região de Sorocaba, pois seus componentes carregam a vivência das rodas de cururu formadas pelos seus pais e avós, ainda em um tempo em que o cururu era uma das maiores atrações na chamada “Sorocabana” (regiões interligadas pela linha férrea sorocabana) onde foi mitificado o “Negrinho Parafuso”, o desafiante mais temido pelos cururueiros por ter “na ponta da língua” uma resposta para uma provocação em um desafio de cururu sobre um ponteado de viola caipira.

O Grupo de Cururu de Sorocaba nasceu há quinze anos e se firmou devido a grande afinidade entre os componentes. Mantendo fielmente a tradição caipira, o grupo é formado pelos maiores mestres da arte do Cururu de toda região. Seus componentes têm longa estrada e profunda paixão pelo que faz. Com diversos prêmios e centenas de apresentações como espetáculos exclusivos, festivais, desafios, diversas unidades do Sesc/SP e um Cd gravado, o grupo segue seu caminho desafiando, pois o Cururu é isso, um desafio cantado.

“Cada apresentação é única, pois nada é ensaiado, improvisamos tudo, desafiamos uns aos outros e resolvemos tudo na rima e na viola”, diz um dos principais líderes do grupo, o violeiro e “cantador” Cido Garoto.

As inscrições podem ser realizadas a partir das 9h, até sexta-feira. A Secretaria Municipal de Cultura fica na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro. A Casa da Praça está localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro e a Fábrica São Luiz está na Rua Paula Souza, 492, Centro.

Decom (13/05/2015)