18/03/2024
HomeGestões AnterioresPrefeitura de Itu e UFSCar firmam acordo para a criação do Observatório Municipal do Turismo

O prefeito Antonio Tuíze assinou na tarde desta terça-feira (16/06), um acordo de cooperação mútua, entre o Executivo e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), para a criação do Observatório Municipal de Turismo.

A celebração do acordo aconteceu no Centro Administrativo Municipal e contou com as presenças dos secretários municipais Osmar Barbosa (Turismo) e Carlos Alberto D’Ambrosio (Habitação), da chefe de seção de Comunicação da UFSCar (Campus Sorocaba), professora doutora Telma Darn, além de membros do Grupo Gestor de Turismo de Itu e outros.

O Observatório Municipal de Turismo é um núcleo de pesquisas voltado para o monitoramento de dados e informações, que tem por objetivo gerar relatórios sobre a evolução do turismo em Itu, fornecendo subsídios atualizados para a tomada de decisões no setor.

As atividades do observatório serão realizadas em parceria entre a Prefeitura de Itu e a UFSCar, buscando promover atividades que contribuam para o desenvolvimento do turismo na cidade.

O Observatório Municipal de Turismo está ligado ao OTURESP (Observatório do Turismo do Estado de São Paulo), órgão responsável por levantar, analisar e gerenciar informações sobre as potencialidades turísticas das cidades do estado. Localizado em Sorocaba, o objetivo principal do OTURESP é fomentar uma rede de informações e criar uma base de dados disponível aos agentes públicos e profissionais da área do turismo, que poderão se utilizar dos indicadores formalizados, durante os processos de tomada de decisão que visem ao desenvolvimento do setor turístico dos municípios paulistas.

Texto e fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu

(17/06/15)