HomeCulturaOfício de Trevas ocorre neste sábado

Ofício de Trevas ocorre neste sábado

Neste final de semana, mantendo tradição secular, Itu realiza celebrações católicas da Semana Santa, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com o apoio da Prefeitura de Itu.

No sábado (13/04), a partir das 19h30, ocorre o Solene Ofício de Trevas. A cerimônia, conduzida pelo Prior do Carmo Frei Antonio Bento, é a recitação solene do Ofício de Matinas de Laudes da Quarta-Feira Santa. Os salmos, as antífonas e leituras são entoados em Canto Gregoriano pela Schola Cantorum de Itu, Congregados Marianos e pela própria comunidade. Os responsórios, compostos em Itu em 1876 pelo Maestro Tristão Mariano da Costa Lobo serão cantados pelo Coral Vozes de Itu e solistas.

Durante o Ofício de Trevas, por meio de um grande candelabro (tenebrário) com quinze velas, é possível acompanhar o desenrolar da cerimônia em que, a cada salmo, uma vela é apagada.

Já no domingo (14/04), a partir das 19h, ocorre a Procissão de Passos com saída da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A solenidade, promovida pela Ordem Terceira do Carmo e Congregação Mariana, também é conduzida pelo Prior do Carmo que leva a relíquia da Cruz (Santo Lenho) em todo o percurso.

A procissão é uma Via Sacra solene composta de sete estações (passos), muito tradicional da Ordem Carmelitana. Em cada Passo a Verônica canta a melodia composta por Padre Jesuíno do Monte Carmelo e, o Coral Vozes de Itu e a Schola Cantorum, acompanhados de orquestra, cantam os Motetes dos Passos do Maestro José Mariano da Costa Lobo. A contemplação é feita em casas na região central da cidade e, as duas procissões, do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores sairão do mesmo local. O encontro se dará na Igreja do Bom Jesus. As obras musicais são apresentadas nessas cerimônias desde o século XIX.

As belíssimas imagens foram esculpidas por Pedro da Cunha no Rio de Janeiro, no século XVIII. Em alguns Passos ainda se conservam os quadros pintados pela artista italiana Lavinia Cereda.

A participação do Coral Vozes de Itu, cantando a música histórica é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Museu de Arte Sacra, Museu da Música e o Instituto Cultural de Itu valorizando o patrimônio da cultura imaterial paulista. O grupo está sob a regência de Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo fica na Praça da Independência (Carmo), Centro.