Widget Image
Secretarias
27/04/2024
HomeNotíciasMutirão de Catarata ultrapassa a marca de 400 cirurgias

Mutirão de Catarata ultrapassa a marca de 400 cirurgias

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola junto ao Secretário de Planejamento Gilmar Pereira em sala de cirurgia, junto a equipe médica e paciente em momento de procedimento no Mutirão da Catarata.

O Mutirão da Catarata, realizado no Hospital Municipal de Itu (HMI), ultrapassou a importante marca de 400 intervenções realizadas desde que o projeto foi iniciado, em 2022. Na última terça-feira (14/11), 30 novos procedimentos foram realizados no HMI, com isso, o total de pacientes beneficiados pelo projeto chegará à marca de 429 pessoas. Na oportunidade, o prefeito Guilherme Gazzola e os secretários municipais Janaina Guerino de Camargo (Saúde) e Gilmar Dias Pereira (Planejamento e Gestão de Projetos), estiveram no local para acompanhar o Mutirão.

“A realização das cirurgias de catarata em nosso município é garantida pela nossa estrutura hospitalar e por termos equipes capacitadas para tal procedimento. Os investimentos na área da saúde são pensados para dar cada vez mais qualidade de vida aos nossos pacientes. E eu peço que as pessoas procurem fazer sempre o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, confira aqui, oportunidade em que os médicos podem fazer a prevenção e também o encaminhamento para especialistas, exames e cirurgias”, comenta a secretária de Saúde de Itu, Janaina Guerino de Camargo.

A Cirurgia de Catarata restaura a visão, trazendo a nitidez perdida pela opacidade do cristalino, que é uma lente natural do olho que, em muitos casos, fica opacificada devido ao processo de envelhecimento. “Essa intervenção cirúrgica está entre as mais rápidas e seguras da atualidade. Sua realização se dá com anestesia local, através de gotas de colírios, e o procedimento dura aproximadamente 10 minutos. A alta ocorre por volta de uma hora depois”, tranquiliza o médico oftalmologista Victor Paes Simoncelli, responsável pelo mutirão no HMI.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “A cirurgia de catarata está entre as que contam com maior fila de espera para realização no Brasil, são aproximadamente 160 mil pessoas que aguardam pelo procedimento e, iniciativas como o mutirão, são fundamentais para ajudar a reduzir esse número”, declara Simoncelli.

Para estar apta à realização do procedimento, a pessoa precisa agendar uma consulta com especialista para o correto diagnóstico. Caso seja identificada a necessidade de intervenção, o paciente contará com toda a infraestrutura técnica e equipe médica do próprio hospital para a realização do procedimento, com data a ser agendada oportunamente. “A cirurgia de Catarata é indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação”, finaliza o médico oftalmologista.

O Hospital Municipal de Itu é uma Unidade de Saúde administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde.