26/04/2024
HomeGestões AnterioresItu firma convênio para programa de conscientização no consumo de energia

Itu firma convênio para programa de conscientização no consumo de energia

Parceira entre Prefeitura e CPFL contempla 22 escolas do Ensino Fundamental do Ciclo I da cidade

Uma parceira entre a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a CPFL Piratininga (Companhia Piratininga de Força e Luz) tem como objetivo orientar a comunidade para o consumo consciente de energia. Na terça-feira (19/02), o prefeito Antônio Tuíze, a secretária Marilda Cortijo (Educação) e as representantes da CPFL, Maria Cristina Carli (gerente de negócios) e Cássia Regina Battibugli (eficiência energética), assinaram uma minuta para formalizar o convênio entre as partes. A assinatura foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Josimar Ribeiro, e pelo secretário municipal de Administração, Miguel de Moura Silveira Júnior.

O projeto, que abrange 22 escolas municipalizadas, prevê a capacitação de educadores de escolas públicas para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. O Programa adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal.

A primeira etapa do programa contou com um curso voltado para os educadores da rede municipal, realizado na última sexta-feira (15/02), no auditório do Centro de Formação de Professores (Paço Municipal). Os educadores capacitados pelo curso deverão atuar como multiplicadores e transmitir os conceitos adquiridos às crianças que, por sua vez, passarão os ensinamentos adiante em seus convívios familiares.

A próxima etapa possibilitará aos alunos, professores e comunidade a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia.  Montada em um caminhão, a unidade desenvolve atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e utilização racional dos recursos. Além de conhecerem equipamentos mais eficientes, os visitantes vão participar de atividades lúdicas e artísticas, tais como exibições de filme e peça de teatro, acerca do tema.

VD
Fotos: Valdyr Daldon/Decom