21/03/2024
HomeSegurançaGCM passa a contar com drone para aprimorar as ações de segurança pública

GCM passa a contar com drone para aprimorar as ações de segurança pública

Dentre outras aplicações, o equipamento será empregado no monitoramento do trânsito e nas ações de fiscalização de enfrentamento à Covid 19

Nesta sexta-feira (09/04), o prefeito Guilherme Gazzola fez a entrega oficial de um drone para a Guarda Civil Municipal, diante da presença do secretário municipal de Segurança, Hércules Ferrari Domingues da Silva. Na oportunidade, houve demonstração do uso do equipamento que, dentre outras aplicações, será empregado no monitoramento do trânsito e nas ações de fiscalização de enfrentamento à Covid 19.

O drone faz parte dos constantes investimentos da Prefeitura de Itu na segurança pública e contribuirá para aprimorar ainda mais o policiamento preventivo e o combate ao crime. O equipamento, que foi demonstrado pelo GCM 1ª Classe Moreira (supervisor do núcleo de inteligência), será de grande valia na repressão de delitos, no auxílio às ações de inteligência policial, em monitoramentos e varredura diárias.

Ainda que de forma rotineira, haverá aplicação nas fiscalizações em áreas de risco ou de preservação ambiental, ampliando a cobertura do trabalho da GCM durante grandes eventos ou em forças-tarefa. O drone também será utilizado pela Defesa Civil Municipal para mapear áreas de risco e situações de catástrofes.

Para a utilização do equipamento, quatro Guardas Civis Municipais e o diretor da Defesa Civil participaram, no mês passado, de um curso intensivo para operadores de drone com a Guarda Civil Municipal de Araçariguama. O treinamento visou preparar a Corporação para o uso do equipamento que permitirá ampliar o raio de atuação da GCM de Itu.

Da marca DJI, o drone pesa 1,3 kg e pode voar por 30 minutos. O equipamento possui câmeras de alta definição, atinge velocidade máxima de 72 km/h. Possui ainda cinco sensores infravermelhos de obstáculos, sendo que podem parar o drone ou desviá-lo tanto de obstáculos naturais quanto artificiais, além de ser programado para retornar à base caso a bateria esteja fraca.