A Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” tem oferecido diversos cursos gratuitos para crianças e adultos do município de Itu. A escola, que em 2017 contava com 102 alunos e hoje supera 650, educa crianças a partir dos 9 anos e adultos, que participam de cursos de teatro, piano/teclado, violão, desenho clássico e canto coral, além de aulas teóricas de música e história da arte.
Um dos objetivos da Emia é auxiliar e formar grandes artistas, que descobrem seus talentos através dos cursos gratuitos que a escola disponibiliza, uma vez que, muitas das vezes, esse acesso ao meio artístico acaba sendo difícil à população.
Para o professor de violão, José Euclésio dos Santos, a Emia é uma ferramenta emancipadora. “É através da arte que você se coloca como um cidadão, como ser humano. A arte é aquilo que você expressa e vive no seu cotidiano, como alegria, tristeza, tudo aquilo que envolve uma vida social”, afirmou.
Visto como um local de grande importância para o crescimento do aluno, o professor de desenho clássico, Luciano Luz, destaca o quanto a escola auxilia na capacidade de aprimorar o talento dos artistas. “No caso da arte, hoje é difícil encontrar uma escola como a Emia, que disponibiliza isso ao munícipe sem custo algum, gerando uma condição para que o talento de cada um deles seja aprimorado e valorizado através do aprendizado”, comentou.
O espaço propicia ainda uma oportunidade de desenvolvimento social, tornando-se um local de convívio para diversas famílias, oferecendo aos frequentadores e visitantes exposições, ensaios abertos e palestras. Os alunos também realizam apresentações dentro de equipamentos públicos, como na sede da Melhor Idade, por exemplo. A Escola Municipal de Iniciação Artística funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada dentro da Casa da Cultura, na Praça Padre Miguel (Matriz), no Centro de Itu.