18/03/2024
HomeMeio AmbienteAção ambiental no Ecoponto do Jardim das Rosas orienta sobre descarte de inertes

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza neste sábado (24/03), a partir das 9h, uma ação ambiental no Ecoponto do Jardim das Rosas, com o tema “Mobilizar Para Não Poluir as Águas”. A atividade faz parte da Semana da Água e conta com o apoio da Eppo, do Secom (Sindicato dos Comerciários de Itu) e ACII (Associação Comercial e Industrial de Itu).

Será realizada uma manhã de lazer com brincadeiras para as crianças e haverá distribuição de panfletos, com o intuito de conscientizar e instruir os moradores da região quanto ao encaminhamento correto de inertes.  Serão dadas orientações para evitar que sejam descartados restos de construção, pneus, móveis, eletrodomésticos, podas de árvores e outros materiais em áreas de preservação, arredores de córregos, vias públicas, nascentes e, inclusive, em frente aos Ecopontos.

Além do Ecoponto do Jardim das Rosas, a Prefeitura de Itu mantém outros sete, distribuídos nos seguintes bairros: Jardim São Judas, Jardim Aeroporto, Jardim Santa Rosa, Jardim Padre Bento, Cidade Nova, Jardim União e Jardim Plaza Athenée. No total, Itu conta com oito Ecopontos que funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h.

As casas próximas a todos Ecopontos também receberão panfletos iguais aos distribuídos na ação ambiental do Jardim das Rosas. Também como parte dessa campanha, nas lojas que vendem móveis e eletrodomésticos, folhetos serão grampeados com a nota fiscal da mercadoria para que as pessoas fiquem conscientes de que o móvel velho deve ser descartado de forma correta.

Esta iniciativa visa facilitar a informação dos locais apropriados para a população depositar os móveis e eletrodomésticos que estão sendo trocados. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a cidade tem condições de absorver todo esse material inservível pelos Ecopontos, Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis) e outras entidades.