14/03/2024
HomeMeio AmbienteItu sedia simpósio sobre gestão de resíduos sólidos

Itu sedia simpósio sobre gestão de resíduos sólidos

O Simpósio “Gestão de Resíduos Sólidos – Região Metropolitana de Sorocaba” ocorreu, na manhã desta quarta-feira (07/03), no auditório da Prefeitura de Itu e reuniu autoridades estaduais e municipais. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Casa Civil – Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos e pela Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O prefeito anfitrião e presidente do Conselho da RMS, Guilherme Gazzola, enfatizou que a gestão de resíduos sólidos deixou de ser uma discussão local, extrapolou a questão geográfica e necessita de uma solução consorciada.

De acordo com o assessor de Consórcios, Regiões Metropolitanas e Aglomerações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Luigi Longo, que na oportunidade também representou o secretário da pasta, Maurício Brusadim, a renovação dos métodos de gestão de resíduos sólidos precisa ser discutida e viabilizada. Longo destacou que dessa forma os resíduos sólidos passarão de despesa à geração de riqueza por meio de transformação em energia.

O presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Carlos Roberto dos Santos, ressaltou que a gestão de resíduos isolada é onerosa e quem nem sempre as Prefeituras têm disponibilidades técnica e financeira nos moldes preconizados.

Entre as demais autoridades presentes estavam Humberto Parro que representou o presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Luiz José Pedretti, e o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita; o assessor executivo da Casa Civil do Governo do Estado, Jesse James Latance; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Patrícia Müller Gazzola; vice-prefeito de Itu, Caio Gaiane; secretários e diretores municipais; os prefeitos das cidades de Araçoiaba da Serra, Piedade, Salto, Sarapuí e Votorantim.

Luigi Longo, assessor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, representou o secretário da pasta, Maurício Brusadin