Widget Image
Secretarias
16/07/2024
HomeNotíciasAbertas inscrições para Programa de Desenvolvimento Paralímpico

Abertas inscrições para Programa de Desenvolvimento Paralímpico

O Projeto, que já passou por mais de 60 cidades de São Paulo, capacita profissionais de educação física, alunos e educadores esportivos para ensinarem esportes paralímpicos

Entre os dias 30 de julho a 02 de agosto, acontece em Itu, o projeto Paralímpico (Programa de Desenvolvimento Paralímpico). O Paralímpico é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo fomentar e incentivar o esporte Paralímpico por meio de uma iniciativa inovadora oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.

A capacitação ocorre no dia 30/07 na Secretaria Municipal da Educação de Itu (Avenida Itu 400 Anos, 111 – Novo Centro) e de 31/07 a 02/08 no Sesi (Rua José Bruni, 201, bairro São Luiz). Durante os quatro dias, os alunos receberão Capacitação Técnica com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico.

Nesta nova etapa do projeto o aluno poderá optar por uma das grades de modalidades disponíveis: atletismo – badminton- halterofilismo – futebol de cegos ou judô – tênis de mesa – voleibol sentado – natação.

As aulas contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.

Podem participar do projeto professores e estudantes do último ano de Educação Física e professores não formados em Educação Física, mas que atuam em aulas com conteúdo esportivo. É necessário também realizar o curso virtual Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, da Educação Paralímpica.

O projeto foi criado em 2021 e já passou por mais de 60 cidades no estado de São Paulo, capacitando mais de 8.000 pessoas. Em 2024 o projeto terá 36 etapas.

Os interessados em participar do Paralímpico, podem se inscrever no site https://paralimpico.com.br/.