14/04/2024
HomeGestões AnterioresPrograma “Vamos Fazer Juntos?” promove segunda reunião com moradores da região do Alberto Gomes

O casal Anésio e Antônia Niazzeo são um dos moradores mais antigos do bairro Alberto Gomes e um dos mais participantes do programa “Vamos Fazer Juntos?”

Cerca de 30 moradores do bairro Alberto Gomes e bairros adjacentes se encontraram na noite desta quarta-feira (17/07), na sede da Saseno (Sociedade Amigos do Setor Noroeste de Itu), para a segunda reunião do programa “Vamos Fazer Juntos?” desenvolvido pela Prefeitura da Estância Turística de Itu através da Secretaria Municipal de Planejamento.

O lançamento deste programa aconteceu em março deste ano no bairro Alberto Gomes e o objetivo é envolver a população desta região na concepção da Praça Periscópio fazendo com que ela desenvolva um sentimento de pertencimento ao seu bairro e se torne co-responsável por sua implantação e posterior manutenção.

“Quando a população é envolvida em todas as etapas, desde a concepção até o compartilhamento da gestão do espaço, o cuidado com o espaço público se torna mais efetivo, já que ela deixa de ver o público como algo de ninguém, mas passa a enxergar o que é público como seu também e, portanto, de responsabilidade da comunidade em parceria como o Poder Público”, explica a secretária de Planejamento, Shirley Dantas.

Nesta reunião, houve um resgate do que ocorreu até o momento, e os participantes conheceram o projeto final da Praça Periscópio que sofreu todas as alterações solicitadas pelos moradores na primeira reunião do programa e cuja licitação deverá ocorrer no segundo semestre de 2013 e sua execução a partir de 2014. Todos os participantes assinaram uma lista de presença e se manifestaram a favor do projeto, legitimando a participação positiva e aprovando a iniciativa inédita da Prefeitura.

O casal Anésio e Antônia Niazzeo são um dos primeiros moradores do bairro Alberto Gomes. Moram há 33 anos bem em frente à Praça Periscópio e estão participando do programa “Vamos Fazer Juntos?” desde a primeira reunião. Entre as solicitações de alteração ocorridas na primeira reunião, eles sugeriram uma pista de skate e patinação e não escondem a felicidade em saber que a praça contará com este equipamento. “Com esta pista, meu neto e seus amigos não precisarão mais percorrer grande distância para praticar este esporte. Farão tudo isto aqui, na frente da minha casa, na praça que eu ajudei a planejar e vou ajudar a cuidar”, afirma orgulhoso o Sr. Anésio Niazzeo.

Prova de que o envolvimento dos moradores não tem idade é o engajamento dos patinadores Flávio Gomes e Lucas Costa: “não vamos mais precisar ir até outra cidade ou nos arriscar praticando o esporte nas ruas”, explicam os dois que também não disfarçam a felicidade e o espírito de pertencimento ao bairro.

Ao final da reunião, ficou agendado um próximo encontro mais específico com os jovens skatistas, que deverão detalhar com a equipe da Secretaria o tipo de pista mais adequado às suas expectativas.

Além dos moradores do entorno da Praça Periscópio e da secretária de Planejamento, Shirley Dantas a reunião desta quarta-feira contou com a presença da assistente social Júlia Baldi e do presidente da Saseno, Fábio Grisoto.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara/Prefeitura de Itu