26/04/2024
HomeGestões AnterioresItu promove reunião com policiais sobre monitoramento com câmeras

Itu promove reunião com policiais sobre monitoramento com câmeras

O objetivo foi apresentar a localização das câmeras que irão vigiar a cidade e ouvir as sugestões das forças de segurança locais

Nesta quarta-feira (20/02), a Prefeitura de Itu promoveu uma reunião com representantes do Exército, da Guarda Civil Municipal e das Polícias Civil e Militar, para apresentar e ouvir sugestões sobre o projeto de monitoramento da cidade com câmeras de vídeo. A cidade detém um convênio federal, em fase de aplicação, que determina aproximadamente R$ 600 mil para a implantação das câmeras. Recentemente, o prefeito Antônio Tuíze (PSD), que encabeça o projeto, esteve em Brasília pleiteando junto ao Ministério da Justiça a adição de mais R$ 1,4 milhão em recursos para esta finalidade.

Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto, que conduziu a reunião desta quarta-feira, “a participação de todas as forças de segurança é muito importante para a escolha mais adequada da colocação das câmeras”. Como ponto de partida, serão implantadas 16 câmeras, priorizando os acessos ao município e as áreas de maior risco. Outros critérios levados em consideração foram o fluxo de pessoas e proximidade com patrimônios históricos, escolas, comércios, indústrias, bancos e prestadores de serviço.

Nesta primeira etapa, além das 16 câmeras (sete PTZs – controláveis, cinco OCRs – capazes de leitura de placas de veículos e três fixas), acontecerá a implantação da central 24 horas, dentro da sede própria da Guarda Civil Municipal, que já está em construção. Haverá a sala de monitoramento com três operadores e um supervisor, que serão devidamente treinados pela empresa contratada para a execução dos serviços de instalação do sistema.

A rede de monitoramento contará com infraestrutura de fibra óptica, oferecendo a possibilidade de ampliação. O projeto global elaborado para Itu prevê a expansão das 16 câmaras da fase inicial para um total de 64. A estrutura que será montada vai muito além e será capaz de suportar até 384 pontos de monitoramento.

A ampliação do número de câmaras está diretamente ligada aos esforços do prefeito Antônio Tuíze junto ao Governo Federal. Com o acréscimo de verba solicitado por Tuíze, totalizando cerca de R$ 2 milhões, pretende-se um monitoramento ainda mais abrangente, cobrindo, praticamente, todas as regiões da cidade. A vigilância eletrônica, além de auxiliar na inibição de delitos, poderá ser uma aliada na deflagração de ações policiais mais ágeis e ainda na investigação criminal.

VD
Fotos: Valdyr Daldon/Decom Itu