Para lembrar a passagem dos 165 anos de nascimento do pintor ituano José Ferraz de Almeida Junior, nascido no dia 08 de maio de 1850, a Secretaria Municipal de Cultura de Itu preparou uma programação especial para a Semana Almeida Junior com atividades gratuitas para todas as idades.
Serão realizados concertos, intervenções artísticas, oficinas e palestras, lembrando a valorização da cultura caipira e a importância artística do pintor que após anos de estudo na Europa, retorna ao Brasil em 1882 e dá início a uma pintura fortemente identificada com as cores e os costumes brasileiros. Sua importância no cenário das artes o torna “patrono das artes plásticas brasileira”, data que também em sua homenagem é comemorada em 08 de maio.
Celebrando os 120 anos do quadro “Nhá Chica”, de 1895, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta uma vasta programação de atividades para a Semana Almeida Júnior. Abordando a temática local a Semana começa no dia 05 de maio com uma palestra sobre o linguajar caipira, em parceria com o Instituto Cultural de Itu e o Ceunsp.
A mostra na Casa da Praça, “Divino e o Povo – fé e cultura popular”, traz esculturas do artista plástico ituano Segirson de Freitas, com representações de violeiros do Divino, cavaleiros e suas bandeiras e toda singeleza da tradição popular em torno da “folia do Divino”.
O fotógrafo Denys Flores apresenta uma série de fotografias da festa do Divino em Paraty (RJ), com um olhar sensível aos detalhes de cores e expressões do povo celebrando sua fé, além da exibição contínua do documentário “Quem tem medo de ser caipira”, produzido pelo Projeto Terra Paulista, do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), que inclui depoimentos de ituanos.
O cortejo da Folia do Divino, que percorrerá as ruas do centro histórico, parando em sete pousos, terminará na Casa da Praça, onde será feita a solene colocação da Bandeira do Divino Espírito Santo na exposição.
A Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro” elaborou uma intervenção musical, plástica e dramática sobre o quadro “Nhá Chica” e, pela primeira vez, fará uma apresentação ao público integrando professores e alunos dos cursos de violão, desenho e teatro.
A Semana conta ainda com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Oficina Cultural Grande Otelo, que iniciam a oficina de fotografia “Selfie: o autoretrato contemporâneo”, ministrada pelo fotógrafo ituano Paulo Aranha.
A oficina de Cururu e a apresentação do Grupo de Cururu de Sorocaba é um projeto do violeiro Zeca Colares, com incentivo do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, contribui para manter viva essa importante manifestação popular da cidade.
A Semana tem mais espetáculos culturais, como o concerto da Corporação Musical União dos Artistas e o Circuito Sesc de Artes.
A Semana Almeida Junior acontece entre 05 e 17 de maio. Confira abaixo a programação:
Dia 05 de maio – terça-feira
21h – Palestra “Linguajar caipira: deturpação da língua ou idioma?”
Padre Almir de Andrade
Local: Auditório da Reitoria – CEUNSP – Campus I (Praça Regente Feijó)
Dia 06 de maio – quarta-feira
10h – Abertura de exposição “O Divino e o Povo – fé e cultura popular”
Esculturas de Segirson de Freitas, fotos de Denys Flores, documentário “Quem tem medo de ser caipira?” (Terra Paulista/Cenpec)
Local: Casa da Praça – Praça Padre Miguel, 56 – Centro
Dia 07 de maio – quinta-feira e dia 14 de maio – quinta-feira
19h às 21h – Oficina de fotografia – “Selfie: o autorretrato contemporâneo” – Oficina Cultural Grande Otelo
Local: Casa da Praça
Dia 08 de maio – sexta-feira – 165 anos de nascimento de Almeida Júnior
14h30 – “Lembrança de Nhá Chica” Intervenção artística dos alunos e professores da EMIA “Manolo Santoro”
Local: Casa da Praça
17h às 22h – Circuito Sesc de Artes
Local: Praça da Independência
Dia 10 de maio – domingo
10h – Concerto da Corporação Musical União dos Artistas
Local: Vida em Movimento – Avenida Galileu Bicudo
Dia 15 de maio – sexta-feira
15h – Oficina de Cururu – Grupo de Cururu de Sorocaba e Zeca Colares
Local: Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492 – Centro
19h – Apresentação Grupo de Cururu de Sorocaba e Zeca Colares
Local: Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492 – Centro
Dia 17 de maio – domingo
9h30 – Cortejo da Folia do Divino Espírito Santo (saída do Museu da Música, seguindo para o Espaço Fábrica São Luiz, Lar Escola Santo Inácio, Antiquário Lila, Museu da Energia Itu, Casa Amarela e Casa da Praça)
Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu
Texto: Decom
(29/04/2015)