Atual gestão encontrou problemas graves no imóvel, que foi reaberto pelo governo passado sem equipamentos contra incêndio e alvarás necessários
A ida da Secretaria de Cultura para o Espaço Almeida Jr. foi adiada. A reabertura do local como sede da pasta estava prevista para este sábado (22/02), mas a atual gestão encontrou problemas graves no imóvel, que foi reaberto pelo governo passado sem as permissões legais e alvarás necessários. O prédio não apresenta extintores de incêndio, para-raios, luzes de emergência, reservatório contra incêndios e hidrantes.
As irregularidades encontradas incluem a falta de equipamentos básicos de segurança e combate a incêndio, o que coloca em risco o público, artistas e servidores que frequentam o imóvel. Além disso, a ausência de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um grave problema, pois é um documento essencial para garantir a segurança do local.
A Secretaria Municipal de Cultura já está providenciando todos os itens faltantes para garantir a segurança do local. A gestão está trabalhando para regularizar a situação e garantir que o Espaço Cultural Almeida Júnior seja um local seguro e apropriado para a realização de atividades culturais.
Quando tudo estiver regulamentado, o Espaço Cultural Almeida Júnior, localizado na Rua Paula Souza, 664, Centro, sediará novamente a Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico. O secretário da pasta, Marcello Airoldi, pretende tornar o Espaço um lugar de frequência de artistas da cidade, munícipes e turistas, criando um corredor cultural no centro histórico de Itu.
Em razão dessa situação, que reflete irresponsabilidade de administradores passados, algumas atrações da programação de 415 Anos da cidade foram adiadas e serão reagendadas: Grande Encontro de Artistas; Família Awapateinju: história, cultura e musicalidade; Leonardo Leite – Piano, soprano e tenor – Obras Inéditas de Miguelzinho Dutra; Orquestra de Viola Caipira; UNEI – Encantos do Afro e Coral Vozes de Itu – Uma Seresta Ituana.
As novas datas serão divulgadas em momento oportuno. A Secretaria Municipal de Cultura está trabalhando para regularizar a situação e garantir que o Espaço Cultural Almeida Júnior seja um local seguro e apropriado para a realização de atividades culturais.