A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após consulta à relação de Áreas Contaminadas e Reabilitadas no Estado de São Paulo (dezembro/2016), divulgada pela Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), identificou várias empresas instaladas no município que deverão comprovar a adoção de medidas de controle das contaminações.
Em cima desses dados, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Itu estarão vistoriando as instalações de empresas para obter as seguintes informações: 1) Registro fotográfico das canaletas, da caixa de areia e/ou separador água/óleo; 2) Cópia de documentação que comprove a destinação correta das embalagens de óleo; 3) Cópia de documentação que comprove a destinação correta dos óleos lubrificantes usados.
As empresas poderão entregar os documentos na sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Itu 400 anos, 77, Itu Novo Centro ou pelo email [email protected].
Esta ação é parte do Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo do Estado, que busca a descentralização da política ambiental. Na edição 2017 do programa, o Poder Público, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Itu, deverá realizar uma ação relacionada às áreas municipais contaminadas ou com risco de contaminação.