Na manhã desta quarta-feira (06/05) aconteceu na Casa da Praça a abertura da exposição “O Divino e o Povo – fé e cultura popular” que mostra por meio de fotos de Denys Flores, da apresentação do documentário “Quem tem medo de ser caipira?” (Terra Paulista/Cenpec) e de esculturas do artista ituano Segirson de Freitas a tradição da Folia do Divino.
A cerimônia contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre elas, alunos do oitavo ano do colégio Almeida Junior que aproveitaram a ocasião para complementar as aulas sobre patrimônio histórico com as explicações da secretária de Cultura, Allie Marie Queiroz e do professor historiador Luís Roberto de Francisco. Também estiveram presentes o artista Sergirson de Freitas, o Padre Almir de Andrade e professores do Colégio Almeida Junior.
Na exposição os visitantes podem ver representações de violeiros do Divino, cavaleiros e suas bandeiras, carros de boi e toda singeleza da tradição popular em torno da “Folia do Divino”.
A exposição é parte das comemorações da Semana Almeida Junior, que lembra a passagem dos 165 anos de nascimento do pintor ituano José Ferraz de Almeida Junior, nascido no dia 08 de maio de 1850. A programação é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu com atividades gratuitas para todas as idades.
Ainda entorno do mundo caipira retratado por Almeida Junior, na noite de terça-feira (05/05), foi realizada a palestra “Linguajar caipira: deturpação da língua ou idioma?”, com o Padre Almir de Andrade, no auditório da Reitoria – Ceunsp que contou com a participação de cerca de 120 pessoas.
Já nesta sexta-feira (08/05), a partir das 14h30, celebrando os 120 anos do quadro “Nhá Chica”, de 1895, os alunos de flauta, violão, teatro e desenho da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” apresentam uma esquete inspirada neste famoso quadro de Almeida Junior.
Durante a Semana Almeida Junior serão realizados concertos, intervenções artísticas, oficinas e palestras, lembrando a valorização da cultura caipira e a importância artística do pintor que, após anos de estudo na Europa, retorna ao Brasil em 1882 e dá início a uma pintura fortemente identificada com as cores e os costumes brasileiros. Sua importância no cenário das artes o torna “patrono das artes plásticas brasileira”, data que também em sua homenagem é comemorada em 08 de maio.
A programação segue até o dia 17 de maio, confira abaixo:
Dia 07 de maio – quinta-feira e dia 14 de maio – quinta-feira
19h às 21h – Oficina de fotografia – “Selfie: o autorretrato contemporâneo” – Oficina Cultural Grande Otelo
Local: Casa da Praça
Dia 08 de maio – sexta-feira – 165 anos de nascimento de Almeida Júnior
14h30 – “Lembrança de Nhá Chica” Intervenção artística dos alunos e professores da EMIA “Manolo Santoro”
Local: Casa da Praça
17h às 22h – Circuito Sesc de Artes
Local: Praça da Independência
Dia 10 de maio – domingo
10h – Concerto da Corporação Musical União dos Artistas
Local: Vida em Movimento – Avenida Galileu Bicudo
Dia 15 de maio – sexta-feira
15h – Oficina de Cururu – Grupo de Cururu de Sorocaba e Zeca Colares
Local: Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492 – Centro
19h – Apresentação Grupo de Cururu de Sorocaba e Zeca Colares
Local: Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492 – Centro
Dia 17 de maio – domingo
9h30 – Cortejo da Folia do Divino Espírito Santo (saída do Museu da Música, seguindo para o Espaço Fábrica São Luiz, Lar Escola Santo Inácio, Antiquário Lila, Museu da Energia Itu, Casa Amarela e Casa da Praça)
Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu
Texto: Decom
(06/05/2015)