O lançamento da equipe do Ituano Basquete para a temporada 2019 ocorreu na tarde da última sexta-feira (08/03), na Secretaria Municipal de Esportes. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Guilherme Gazzola, o superintendente da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), que está entre aos patrocinadores da equipe, Vincent Menu, o vereador Ricardo Giordani, que na oportunidade representou a presidência da Câmara de Vereadores de Itu, o secretário municipal de Esportes, Douglas Boschetti, o presidente do Ituano, Vinicius Guitti, e o técnico do Ituano Basquete, Antônio Carlos Barbosa.
O superintente da CIS afirma que é um orgulho para os ituanos poder torcer por uma equipe esportiva de alta performance da nossa cidade, no caso do Ituano Basquete, disputando entre outros o campeonato nacional da LBF e o campeonato Paulista. “Este é o sentimento que queremos conquistar por parte da população ituana em relação à CIS, por meio do trabalho árduo no dia a dia e das conquistas já alcançadas e por vir. Por isso acho que faz todo sentido associar o nome da CIS ao Ituano Basquete”.
O Ituano Basquete estreou no sábado (09/03), contra o Pró-Esporte/Sorocaba, e conquistou a vitória por 88 x 77. O jogo foi disputado no Ginásio Municipal de Esportes “Dr Gualberto Moreira”, em Sorocaba. O técnico Antônio Carlos Barbosa destaca que o campeonato será muito equilibrado, com nível técnico elevado, e que a equipe ituana se preparou muito bem para retornar às quadras. Ressalta ainda o fato positivo de ter sido mantido praticamente o mesmo grupo de jogadoras.
Para essa temporada, a equipe contará com três reforços: a ala/pivô Licinara Bispo (ex-Instituto Babby/RN-Pinda e que defendeu o Ituano na LBF 2018), a pivô Mônica Nascimento (ex-Vera Cruz Campinas) e a ala Izabella Sangalii (que atualmente está no A.D. Cortegada da Espanha e deve se apresentar após o término do campeonato no referido país). Das dez atletas que disputaram o Campeonato Paulista, nove continuam na equipe (a pivô Maria Carolina foi para o Sampaio Basquete – MA).
Vinicius Guitti agradece os patrocinadores que, segundo ele, são essenciais para qualquer projeto esportivo. E observa que no Brasil, o futebol de campo masculino é a única modalidade que sobrevive, “que consegue andar com suas próprias pernas em termos financeiros”. Acrescenta que as demais modalidades dependem de um projeto e que, portanto, a importância dos patrocinadores é além de uma questão financeira; é também uma oportunidade de fomentar os esportes no Brasil.
Vincent Menu também menciona a atuação das atletas como garotas propaganda na nova campanha da CIS, que incentiva o uso consciente da água. “Por sua imagem e projeção, as atletas do Ituano Basquete cativam a atenção da população, dando ainda mais impacto às mensagens chave de nossa campanha de uso consciente da água. Elas se tornam, de certa forma, embaixadoras da CIS”, avalia.