Foram dois dias de encontro, no Mercado Municipal, para debater o tema “Democracia e Direito à Cultura”
Ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, no Mercado Municipal, a 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. O encontro, que contou com a participação do prefeito Guilherme Gazzola, promoveu o debate do tema “Democracia e Direito à Cultura”, reunindo cerca de 70 pessoas, entre representantes do Poder Público e da sociedade civil.
Durante a reunião, a secretária municipal de Cultura, Sabrina Souli, apresentou o Plano Municipal de Cultura, já referendado pelo Conselho Municipal de Política Cultural, que seguirá para elaboração de projeto de lei e aprovação da Câmara Municipal visando constituir uma lei norteadora das diretrizes da política pública cultural para os próximos dez anos.
Resultado de um processo de construção que contou com a realização de seis Conferências Livres, a Conferência Municipal de Cultura consolidou-se enquanto instrumento de participação democrática e efetiva na análise e proposições da política cultural para as três esferas de poder.
A 4ª Conferência contou ainda com uma palestra ministrada pelo professor Jonas Soares, sobre democracia e direito à cultura, além de uma apresentação artística cultural da família indígena, Awapetenju. Na ocasião, ainda foram eleitos os delegados, tanto do Poder Público, quanto sociedade civil, para representar o município durante a Conferência Estadual de Cultura.
Eleitos Poder Público:
Júlia Baldi
Mário Jorge Vanini
Sabrina Souli
Silvia de Fátima Lorenzani Sório
Eleitos Sociedade Civil:
Ailton de Oliveira Gomes
André Felipe Constante Roedel
João Paulo Moreira
Sueli Lima Ferreira