Obra integra o Sistema Utu-Guaçu, que garante 600 litros de água por segundo e resolveu questão hídrica histórica da cidade.
A CIS – Companhia Ituana de Saneamento inaugurou na manhã de 13 de dezembro de 2024 a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Utu-Guaçu, parte integrante do Sistema Utu-Guaçu, o maior projeto de captação de água da história de Itu. No local funcionam casa de bombas, com três equipamentos de 1100 cv e painéis elétricos compostos por inversores, disjuntores e outros componentes, com 7 metros de comprimento e 2,5 metros de altura.
Esta obra representa um avanço significativo para a segurança hídrica do município e encerra um ciclo de oito anos de esforços para solucionar definitivamente o problema de abastecimento de água na cidade.
Desde setembro de 2024, o Sistema Utu-Guaçu, terceira captação permanente de água do município, trabalha com a capacidade de fornecer 600 litros por segundo em qualquer época do ano. Esse volume é transportado por uma nova adutora de 22 quilômetros entre a EEAB e a Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande.O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, destacou o impacto do Sistema Utu-Guaçu para a cidade. “Hoje, celebramos não apenas a entrega de uma obra, mas o cumprimento de um compromisso com o futuro de Itu. Resolvemos definitivamente a questão da água bruta em nossa cidade, um problema que se arrastava há décadas. Este é um legado que ficará para as próximas gerações, e isso só foi possível graças à dedicação dos colaboradores da CIS ao longo dos últimos oito anos. Fizemos o nosso melhor, tenho certeza”.Reginaldo Santos, superintendente da CIS, falou em nome de todos os colaboradores da autarquia envolvidos com esta obra. “Estamos orgulhosos de entregar à população um projeto que reflete a capacidade de planejamento e execução de nossa equipe. Nós fizemos história”.