HomeServiços para o CIDADÃOServiços Funerários

Serviços Funerários

Funerária Municipal da Estância Turística de Itu
Praça da Bíblia, S/Nº – Vila São Francisco, Itu – SP – CEP: 13311-160
Telefone (11) 4013-1987 / (11) 4013-0848 / (11) 4022-0336 / (11) 4022-2573
E-mail: [email protected]

Cemitério Municipal da Estância Turística de Itu
Telefone (11) 4023-1968

PROCURE A FUNERÁRIA.

Quando a morte ocorre no hospital, o médico responsável emite a declaração de óbito. De posse desse documento, um parente próximo deve procurar o serviço funerário do município, portando RG e CPF. É necessário levar, também, um documento da pessoa falecida, tal como RG ou certidão de nascimento ou carteira profissional.

Se a família optar pela cremação, solicite no hospital que a declaração de óbito seja assinada por dois médicos. Na Funerária Municipal, o munícipe irá escolher a homenagem que será prestada à pessoa falecida e providenciar seu sepultamento.

A contratação da homenagem engloba, translado, a preparação do corpo no necrotério, a urna (caixão) e toda a ornamentação interna da mesma, a sala para o velório, o serviço de copa café/chá, acomodações, o carro funebre até o cemitério municipal.

O contratante deve ser, preferencialmente, parente do falecido(a), pois se responsabilizará pelas informações declaradas.

Vale verificar se o falecido(a) possuía convênio funerário, ou seguro particular e/ou empresarial, antes de contratar a homenagem (velório).

Informamos que o Serviço Funerário do Município dispõe de transporte por veículo elétrico, com capacidade até (5) cinco pessoas, para locomoção de pessoa com mobilidade reduzida, durante o cortejo fúnebre ao cemitério.

Pensando que essa experiência normalmente nos pega de surpresa, o órgão municipal aceita o pagamento das despesas: à vista ou parcelado em até três vezes, através de boleto bancário.

Por questões de segurança das famílias atendidas e dos servidores, os pagamentos são recolhidos apenas através boleto bancário emitido no departamento administrativo da funerária, assim, como, qualquer taxa do cemitério municipal.

Apesar de parecer uma prática moderna, a cremação é uma tradição de quase três mil anos. Cremação é o processo de incineração do corpo, juntamente com a urna, e um crescente número de famílias vem fazendo essa opção. Muitas pessoas registram em cartório, ainda em vida, uma Declaração de Vontade, optando pela cremação após a sua morte.

Se a pessoa não deixou a declaração, mas a família escolhe cremar o corpo, a autorização poderá ser assinada por um parente de primeiro grau, na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de idade) com 2 (duas) testemunhas.

Lembramos que mesmo com a autorização da família, a Declaração de Óbito deverá ser assinada por 2 (dois) médicos, assim, a família, poderá contratar o serviço de cremação mais próximo, Campinas, Sorocaba ou São Paulo – Capital.

Ao Serviço Funerário da Estancia Turística de Itu, foram facultadas atribuições para expedir um documento – a Declaração de Óbito – com anotações complementares que servem para efetuar o registro do óbito pelos Cartórios de Registro Civil.

Atenção, não confunda a Declaração de Óbito emitida pelo Serviço Funerário com as Declarações de Óbito – DO, resultantes de ato médico. Isto porque as declarações de óbito do Serviço Funerário só podem ser emitidas mediante a apresentação da DO, assinada pelo médico.

Senso assim, somente de posse da DO, assinada pelo médico, a família ou responsável deve procurar a Funerária Municipal, para emissão da documentação necessária à contratação de velório e funeral. Esta declaração de óbito emitida pelo médico ficará retida na Funerária e uma nova declaração será entregue à família e, posteriormente, registrada em Cartório de Registro Civil.

A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil da comarca onde ocorreu o óbito a partir do assento lavrado em livro próprio. O pedido de registro dos óbitos que passam pela Funerária Municipal é encaminhado ao Cartório de Registro Civil pelo serviço funerário de Itu, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.

Todos os óbitos ocorridos em Itu devem ser registrados no município, independente de onde residia a pessoa falecida ou de onde o corpo será sepultado. O Serviço Funerário da EstânciaTurística de Itu não emite certidões de óbito, nem segundas vias, apenas quem pode fazê-lo é o Cartório de Registro Civil.

O Cemitério Municipal da Estância Turística de Itu está aberto ao público diariamente das 7h às 18h, inclusive finais de semana e feriados.

No momento do luto, precisamos do apoio de amigos e familiares, mas precisamos, também, conhecer o fluxo dos procedimentos e documentos necessários em relação ao enterro para poder tomar as providências práticas na hora de prestar a homenagem à pessoa falecida.

O sepultamento poderá ser:
· No terreno provisório do cemitério, sendo que após três anos (adultos) e dois anos (crianças de até seis anos) a exumação deverá ser providenciada e os despojos serão colocados em túmulo a ser adquirido pela família ou em ossuário geral.
· Em túmulo de família (concessão), já existente ou a ser obtido junto a administração do Serviço Funerário, de acordo com as disponibilidades e normas vigentes.
· Em outros municípios, desde que se pague a taxa de viagem (translado) ou quilometro rodado do veiculo Funerário.

Exumar é retirar os despojos mortais (ossos) da sepultura e reacomodá-los em um recipiente próprio ou cremá-los. De acordo com o artigo 551 do Decreto Estadual nº16.017/80, passados três anos (para adultos) e dois anos (para crianças até 06 anos) da data de sepultamento, o parente mais próximo do(a) falecido(a) pode requerer a exumação. Para sepultados no terreno provisório do cemitério municipal – Quadra 14 -, quando a exumação não for requerida pela família em até 30 (trinta) dias após o prazo regular de 3 (três) anos, o procedimento será efetuado conforme a necessidade de uso do espaço para novos sepultamentos. Assim, os ossos (despojos) serão devidamente identificados e acondicionados em um ossuário geral/comunitário.

Falecimento por Covid

Em Itu, já está em vigor a alteração da Lei Municipal nº 3870/1996, que ampliou o prazo de exumação para falecimentos que tenham sido causados em decorrência da infecção pelo vírus Covid-19. Por motivos de segurança sanitária, o período foi ampliado de 3 para 5 anos de espera para que as exumações desses casos específicos possam ocorrer. A alteração foi oficializada por meio da lei nº 2476/2023, já publicada pelo Munícipio.

É permitido ao munícipe executar serviços de reforma na sepultura e construções de caixas acima da terra com profissionais particulares de sua confiança desde que autorizado pelo serviço funerário, em acordo com Decreto 344/2007 que regulamenta obras e serviços no interior do cemitério Municipal.

O titular da sepultura deverá se dirigir à sede do cemitério Municipal para preencher o requerimento de aprovação de serviço de terceiros, portando os seguintes documentos;  RG ou CNH; Comprovante de endereço atualizado; Título de posse da sepultura em nome do requerente; (Outorga de Concessão); Nome completo do empreiteiro; e Telefone para contato do empreiteiro. 

O requerimento terá até 3 (três) dias uteis para analise da Diretoria, e, autorização, após recolhimento de preço público do Decreto n° 3.733/2021 Anexo III.

O Serviço Funerário do Município é um departamento da Secretaria de Serviços Urbanos. Entre suas atribuições estão os serviços de limpeza e conservação das áreas comuns, como quadras, capelas e administração do cemitério. Para isto, o cemitério municipal não cobra dos munícipes taxas de manutenção. Já a construção, reparação e limpeza de túmulos no cemitério municipal são de responsabilidade dos concessionários dos terrenos e/ou de seus representantes, como dito acima.

Vale reforçar que, empreiteiros e jardineiros credenciados não são funcionários contratados pelo Serviço Funerário.

Tanto os empreiteiros como os jardineiros não são servidores públicos, e sim profissionais autônomos cadastrados no Serviço Funerário do Município. A aprovação para que estes profissionais atuem no cemitério está sujeita à avaliação da administração do Serviço Funerário.

O Serviço Funerário da Estância Turística de Itu, disponibiliza para os munícipes interessados o Plano de Assistência Funerária, que consiste na oferta de assistência operacional e fornecimento dos serviços necessários para a realização de funerais, translado do corpo, (urna mortuária (caixão), ornamentação, paramentos, atendimento dentro de um raio de 100 (cem) quilômetros, taxa de sepultamento e abertura de túmulo, etc.

O Plano de Assistência Funerária possui ampla cobertura, além de diferenciais determinantes, preço reduzido, para atender famílias de baixa renda. Para se associar ao Plano de Assistência Funerária, o interessado arca com a taxa de adesão, no ato da contratação, referente á 20% (vinte por cento) do salário mínimo. O Plano dá direito à cobertura do titular, e poderão fazer parte, o cônjuge, filhos, pai mãe, sogro, sogra e mais 2 (duas) pessoas indicadas.

Para poder usufruir dos serviços disponibilizados, o associado deve cumprir um período de carência que, no caso de morte natural, foi estabelecido em 90 (noventa) dias a partir da assinatura do contrato e pagamento da taxa de adesão, desde que as mensalidades estejam em dia. No caso de morte acidental, a carência é de 24 horas após o pagamento da taxa de adesão.

Para mais informações, contate a Funerária Municipal.

Telefone (11) 4013-1987 (11) 4013-0848 (11) 4022-0336 (11) 4022-2573
ou via e-mail: [email protected]

Observações:
A partir da data de pagamento da taxa de adesão, começa a ser contada carência de 90 (noventa) dias para morte natural e 24 (vinte e quatro) horas para morte acidental.

Documentação Necessária:
Para o Titular:
· RG;
· CPF;
· Comprovante de Endereço.

Para os Dependentes:
· Nome completo;
· Data de nascimento (dia, mês e ano);
· Grau de parentesco.

LEI Nº 3193/90

Pela Lei 3193/90 Art. 7º Ficam estipulados os dias pares ao serviço funerário da Estância Turística de Itu e os dia impares á empresa concessionária, Barbieri, conceder a gratuidade do sepultamento e dos meios e procedimentos a ele necessários aos munícipes de família comprovadamente carentes, indigentes ou não identificados, que não tenham condições de arcar com as despesas de funeral.

LEI Nº 3193/90

Plano Funerário

Art. 2º - Reembolso ao participante , dentro de 30 (trinta) dias, desde que comprovado com notas fiscais e certidão de óbito, pelo valor do serviço prestado dentro do Município, em decorrência de óbito de dependentes, ocorridos em lugar muito distante ou que impeça o referido atendimento por parte do Serviço Funerário.

 

Últimas Notícias

O Cemitério Municipal de Itu contará com uma programação especial para os dias 01 e 02 de novembro (sexta-feira e sábado), em virtude do Dia de Finados. Nos dois dias,

O Serviço Funerário de Itu já está realizando o recadastramento de todos os contratos ativos em seu plano. O recadastramento, que tem por objetivo a atualização de dados dos titulares

A Diretoria do Departamento de Serviços Funerários da Subprefeitura Regional da Zona Leste realizará uma programação especial em alusão ao Dia de Finados no Cemitério Municipal de Itu. No dia

Cruzeiro do Cemitério Municipal, após ser danificado, devido às fortes chuvas do final do ano,  foi recuperado pela Prefeitura Durante a tarde de segunda-feira (03/04), a Prefeitura de Itu realizou a